O juiz Péricles Di Montezuma, da 26ª Vara Cível da Comarca de Goiânia, determinou que a Federação Goiana de Basquete (FGB) inclua a AEGB no Campeonato Goiano da modalidade. A equipe, jogando como Vila Nova/AEGB, é a atual campeã estadual.
A associação alega que sequer foi comunicada da realização do torneio estadual e teve sua inscrição negada. Como a AEGB fez pré-inscrição no Campeonato Brasileiro, poderia ter a participação no nacional prejudicada.
Mais do basquete
Primeiro turno do torneio já terminou
A associação afirmou que tenta se filiar à FGB há sete anos para jogar as competições no estado sem a necessidade de convite. No entanto, o processo jamais andou. A AEGB ainda disse que a entidade atua para “prejudicar o trabalho, com denúncias vazias e infundadas”.
A direção da equipe argumentou que a exclusão se deu numa “clara e intencional manobra a fim de cercear o direito da nossa instituição”.
O magistrado atendeu o pedido de tutela de urgência do clube e determinou a inclusão do atual campeão na Campeonato Goiano Masculino de Basquete. Ele considerou que há risco de dano às pretensões da AEGB, uma vez que o torneio teve início ainda no dia 2 de outubro.
A decisão foi proferida nesta terça-feira (25) e a FGB tem 24 horas para cumprir a determinação, sob pena de multa diária de R$ 500.
O estadual tem como participantes apenas quatro equipes: Vultures, ABA/Mozarlândia, Ajax e Defensores.
O Esporte Goiano procurou a Federação Goiana de Basquete, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.