Apenas a vitória importava para Itumbiara e Grêmio Anápolis, no entanto, as equipes ficaram no empate atuando no Estádio JK, pela última rodada da fase de grupos do estadual. O resultado garante o rebaixamento do Itumbiara à Divisão de Acesso, em temporada de planejamento tardio. Já pelo lado da Raposa, o 2 a 2 frustrou a ida da equipe ao mata-mata do Goianão. Os gols da partida foram anotados por Davi e Alex Silva, pelo lado tricolor, e por Jonathan Cardoso e Nathan, pelos visitantes.
Com nove pontos conquistados em 12 partidas disputadas, o Itumbiara fecha sua participação no torneio na penúltima colocação geral, a frente apenas do Novo Horizonte. O Grêmio Anápolis terminou a competição com 12 tentos, ficando na 9ª posição e garantindo seu espaço na elite estadual para a próxima temporada.
Gols cedo marcam primeira etapa
Com o gramado do estádio encharcado e as equipes tendo dificuldades para trocar passes, os times buscavam suas chances em bolas paradas e chutes de longa distância. Logo aos 8 minutos, Lucas Ferron bateu escanteio curtinho e encontrou Davi na primeira trave, que conseguiu o toque e abriu o marcador no JK.
A alegria dos poucos torcedores do Gigante durou pouco, já que aos 11, o Grêmio Anápolis conseguiu alcançar o empate com Jonathan Cardoso. O camisa 7 puxou contra-ataque do campo de defesa, avançou e, próximo da grande área, soltou uma bomba. O arremate tinha endereço certo e morreu no fundo das redes de Afonso: 1 a 1. Minutos depois, o meia do GEA ainda arriscou outro petardo e viu o goleiro do Gigante defender em dois tempos.
Após período de domínio da Raposa, o Itumbiara começou a se encontrar na partida. Aos 38, Davi, mais uma vez, foi bem em escanteio e testou firme, carimbando a trave. Já perto dos acréscimos, os mandantes perderam chance incrível com Cleber, que, de frente para o gol, arrematou para fora, deixando o placar em 1 a 1 na ida aos vestiários.
Mais gols e final ruim para os dois lados
O ritmo da partida foi diferente no início da metade final, com as equipes adotando maior cautela em seus movimentos. O confronto voltou a ganhar em emoção a partir dos 21, quando Jonathan conseguiu desarme na intermediária e serviu Nathan, que pegou de primeira e virou o placar em favor dos visitantes: 2 a 1.
O tento foi sentido pelos atletas do Itumbiara, que logo se mostraram abatidos dentro de campo. Já na reta final, e com mudanças no ataque, os mandantes conseguiram melhorar seu rendimento e conseguiram pressionar o GEA em seu campo de defesa. Aos 44, o empate tricolor veio em um golaço de Alex Silva, que pegou sobra de escanteio e acertou o ângulo de Gustavol Rangel. Nos acréscimos, o Gigante ainda tentou, mas não conseguiu evitar o rebaixamento.
Ficha Técnica
Itumbiara 2 x 2 Grêmio Anápolis – 12ª rodada do Goianão
Data: 20 de março de 2019
Horário: 21h30
Local: Estádio JK; Itumbiara, GO
Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: Márcio Soares e Márcio Marques
Amarelos: Lucena (ITU); Gabriel e Alexandre Pio (GEA)
Gols: Davi (8’/1T) e Alex Silva (44’/2T) – ITU; Jonathan Cardoso (11’/1T) e Nathan (22’/2T) – GEA
Itumbiara: Afonso; Lucas Ferron (Cleber), Oscar, Guilherme e Paulinho; Lucena, Davi, Luiz Felipe e Alex Silva; Miqueias (Thawan) e Damião (David).
Técnico: Vitor Hugo.
Grêmio Anápolis: Gustavo Rangel; Gabriel, Marcos Júnior, Wellington e Alexandre Pio (Michael Douglas); Roger, Jonathan Cardoso, Wester e Matheus China; Felipe Pará e Nathan (João Victor).
Técnico: Cléber Gaúcho.