Nesta quarta, 28, o Vila Nova vai enfrentar o Ferroviário/CE em partida válida pela 3ª fase da Copa do Brasil. Se o quesito história for levado em consideração, o Tigrão pode ficar mais tranquilo, já que leva vantagem nos confrontos enfrentando cearenses.
Geovane espera bom resultado em Fortaleza!
Já foram realizadas 44 partidas, sendo 20 vitórias coloradas e 15 dos times cearenses, com 61 gols para os goianos e 59 para os nordestinos. Dessas equipes, o principal adversário foi o Ceará, que disputou 25 jogos contra o Vila. Outro que merece destaque é o Fortaleza, que teve o Tigre pela frente em 10 embates. Os dados são do Futebol de Goyaz.
Se levarmos em consideração apenas a Copa do Brasil, a vantagem do Vila desaparece. A equipe colorada já teve times cearenses pelo caminho em duas edições do torneio. Na primeira, em 1999, o Tigrão despachou o Ceará após duas partidas: 2 a 1 e 0 a 0. O confronto foi válido pela 1ª fase da competição.
Justiça do Trabalho pede bloqueio de premiação do Vila na Copa do Brasil!
A outra oportunidade aconteceu em 2002, quando o time colorado encarou o Fortaleza também na 1ª fase, dessa vez com jogo único. O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do Vila e venceu por 4 a 2, com grande atuação de Finazzi. Na ocasião, o atacante anotou um hat-trick (3 gols na mesma partida).
Em confrontos recentes, a vantagem fica para o lado nordestino, já que em 2017 foram dois embates entre contra o Ceará, pela Série B. No Serra Dourada, nenhum dos lados conseguiu o resultado positivo, com o jogo terminando em 1 a 1. Já no Castelão, o Vovô pode comemorar ao vencer o Tigre por 2 a 1.
Quem sabe 2018 sirva para o Vila começar com o pé direito ao enfrentar adversários cearenses. O histórico geral pesa para o lado goiano, mas o time do Ferroviário tem a capacidade de surpreender, afinal, eliminaram o Sport Recife na fase anterior.