Na sexta-feira (30), o goiano Helcio Perillo conquistou duas medalhas de bronze para o Brasil na Copa Europeia de Tiro com Arco Paralímpico. No caso, ele foi medalhista na classe individual e junto com Eugenio Santana, na disputa masculina W1. A categoria, inclusive, é destinada aos atletas que possuem deficiências físicas graves em pelo menos três membros corporais (tronco, parte superior e parte inferior).
Mais do tiro com arco:
Confira mais detalhes sobre a temporada atual de Helcio Perillo;
Bolsa Atleta de Anápolis tem datas alteradas pela prefeitura
Na competição, que ocorre em Roma, na Itália, Helcio Perillo foi o único brasileiro a chegar nas fases finais do individual. Antes, ele havia eliminado um tcheco e um italiano nas rodadas iniciais, mas caiu para outro atleta da Itália nas semifinais. Porém, no duelo pelo bronze, o goiano derrotou David Drahoninsky, tricampeão paralímpico pela República Tcheca, por 131 a 124, e ficou no pódio. Já no campeonato masculino, junto com Eugenio, eles caíram para outros italianos nas semifinais (112×143). Porém, em seguida, venceram a Coréia do Sul pelo placar de 126 a 111, e levaram outro bronze.
“Estar entre os três melhores do mundo me enche de orgulho, e cada vez mais vejo que o sacrifício, os treinos intensos e diários, a disciplina e a resiliência que trago comigo demonstram que estou no caminho certo. Levar meu país ao topo do esporte paralímpico é sem dúvida uma das melhores sensações que eu poderia sentir. Obrigado a todos aí do Brasil que torceram por mim. Agora é direcionar o foco nas próximas competições que estão por vir”, declarou o medalhista de bronze nas redes sociais.
Por outro lado, na dupla feminina, a goiana Jane Karla e Helena Nunes foram derrotadas pela Índia na disputa pelo bronze, por 144×150. Entretanto, Jane já tem uma medalha garantida no torneio, pois está na final da categoria mista, ao lado de Diogo de Souza. Nas semifinais, ambos superaram a Grã-Bretanha de virada, por 149×147. Agora, na grande decisão, que ocorre no sábado (31), os brasileiros medem forças com uma dupla francesa.