O gol contra o Guarani não foi fundamental apenas para garantir o acesso ao Atlético-GO, mas também para dar a Gustavo Coutinho o título de artilheiro da Série B de 2023. O atleta fez 14 gols, um a mais que Ytalo, do Sampaio Corrêa, e fechou o ano como goleador da Segundona.
Esta foi a primeira vez que o Dragão fez o artilheiro da competição. Desde 2008 um clube goiano também não tinha um goleador na Série B. O último foi Túlio Maravilha, pelo Vila Nova, em 2008, com 24 gols.
Mais do Dragão
Veja a história do confronto que rendeu acesso
A curiosidade é que Coutinho é o artilheiro com menor número de gols da história da Série B de pontos corridos. Ele fica abaixo da marca de Bill, goleador do Ceará em 2016, com 15 gols.
Aos 24 anos, o atacante chegou ao Dragão por empréstimo do Fortaleza. Foram 38 partidas no ano, com 16 gols e quatro assistências. No Brasileiro, ele anotou contra Sampaio Corrêa, Tombense, Chapecoense, Juventude, ABC, Guarani e Sport.
Os jogos com maiores destaques foram diante do Leão da Ilha e do Bolívia, quando anotou duas vezes, e também contra o Tombense, quando fez um hat-trick e garantiu a virada no Accioly sobre o Tombense.
Além de Coutinho e Túlio Maravilha, os clubes goianos tiveram também Baltazar como artilheiro da Série B – ou equivalente – em 1994. Naquele ano, com 11 gols, ele dividiu a artilharia com Mário, do Juventude.