O Ibope Repucom divulgou, na última terça-feira (07), o ranking digital dos clubes do mês de junho. No levantamento apresentado, os rivais Goiás e Vila Nova mantiveram o ritmo acelerado de crescimento nas redes (Instagram, YouTube e TikTok). O Atlético também mostrou viés de evolução, mas em ritmo bem menor.
Para compreender melhor como a dupla esmeraldina-colorada têm obtido resultados tão expressivos nos últimos dois meses nas redes sociais. O Esporte Goiano entrou em contato com o departamento de marketing e comunicação das duas equipes.
Goiás
O Verdão registrou no último mês o crescimento de 1,54% (19.712 followers) no número total de seguidores nas redes sociais. O departamento de marketing e comunicação esmeraldino reconhece o crescimento significativo nos últimos dois meses nas redes sociais. No ranking digital, a posição segue a mesma: 21º lugar.
No período entre os meses de março e maio, as pessoas queriam consumir futebol, mas não tinha futebol. Pensando nisso, a equipe de marketing e comunicação do clube criou algumas alternativas de conteúdo durante a pandemia. Confira no quadro abaixo:

Segundo a equipe de marketing e comunicação do Goiás, alguns fatores foram importantes para retomada do crescimento nas plataformas digitais nos meses de junho e julho, como: a volta dos treinamentos da equipe profissional de futebol; a retomada de campeonatos no Brasil, com datas já divulgadas pela CBF e o lançamento da campanha “Eternamente Serei Goiás”, impulsionada de maneira orgânica e inclusive servindo como base para análise dos prós e contras de impulsionamento pago.
Além disso, o clube planeja em menos de um mês lançar o novo uniforme em uma live contando com participações de artistas e ídolo, com o intuito beneficente e institucional.
Vila Nova
Apesar de ter mantido a 39ª posição no ranking digital, o Tigrão registrou, no último mês, o crescimento de 6,70% (22.247 followers) no número total de seguidores nas redes sociais. De acordo com o departamento de marketing e comunicação colorado o crescimento das redes do clube é totalmente orgânico e os números alcançados devem ser creditados a qualidade do conteúdo que o departamento produz.
Este tem sido um momento importante para o departamento de comunicação e marketing do clube, que tem trabalhado buscando ativar o torcedor do Vila por meio das redes sociais. Confira no quadro abaixo:

Segundo a equipe de marketing e comunicação do Vila Nova, as redes sociais são locais que sempre geraram renda e que vão gerar ainda mais, pois é onde o envolvimento da torcida acontece. Nesse sentido, o clube tem apostado na valorização do passado, em novas mídias como lives e tem como carro chefe: o “Manto do Povo”, uma camisa feita por torcedores, para os torcedores.
O clube também tem observado outras redes nas quais já possui perfis e em breve, também deverá ativar.
Atlético Goianiense
O Dragão caiu para o 48º lugar no ranking digital de clubes do Ibope. A equipe rubro-negra foi ultrapassada pelo Guarani-SP, mesmo tendo um acréscimo no número de seguidores. O clube registrou o acréscimo de 1.237 seguidores, algo em torno de 0,50%, em suas bases digitais.
Mesmo com o crescimento registrado nos perfis oficiais do Dragão no Instagram e YouTube. O Atlético-GO ainda possui o pior número combinado de seguidores em seus perfis oficiais dentre os 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro. Assim como outros times, como Palmeiras, Figueirense, Criciúma e Íbis/PE, a equipe rubro-negra não possui conta oficial em uma das redes sociais analisadas (TikTok), como mostrando na lista abaixo.
Confira o Ranking digital dos clubes do mês de julho de 2020:

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.