O Goiás é o segundo clube do estado a chegar à final da Copa Verde. Até hoje, somente o Vila Nova havia disputado a decisão da competição – e nos últimos dois anos, quando perdeu para Remo, em 2021, e Paysandu em 2022.
Os goianos nunca deram muito valor à competição regional. Comumente os clubes utilizavam jogadores da base ou times mistos ou muitas vezes sequer participaram do torneio, que garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
Mais do Verdão
Presidente cobra torcida após público
Maguinho comemora gol da classificação
O Goiás já havia chegado a uma semifinal, em 2019, quando acabou eliminado pelo Cuiabá, usando um time repleto de jovens. A Aparecidense também chegou à semifinal em 2016 e caiu contra o Gama.
Agora, para levantar o troféu pela primeira vez para um clube do estado, o Verdão precisa quebrar o tabu contra os paraenses. Nas duas últimas finais, o Vila Nova foi derrotado nos pênaltis por Remo e Paysandu e ficou com o vice.
O jogo da ida contra o Papão da Curuzu será no Mangueirão e a volta ocorre na Serrinha. As datas ainda serão confirmadas pela CBF. Se o Goiás for campeão, garante uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024 e classifica o Anápolis para a competição. O Paysandu, por sua vez, é o maior campeão do torneio, com três títulos.