5.6 C
New York
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioFutebolFutebol GoianoGoiás estará representado no Campeonato brasileiro de árbitros de futebol; confira

Goiás estará representado no Campeonato brasileiro de árbitros de futebol; confira

Ao invés de apitar, utilizar cartões e bandeiras, árbitros entram em campo na busca do gol e da vaga na final do torneio

Um time organizado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) viajará de ônibus na próxima quinta-feira, 31, para Belo Horizonte (MG), onde disputará a seletiva do campeonato apelidado de “Brasileirão dos Árbitros”.

No grupo, considerado o mais forte da competição, eles se deparam com árbitros de Minas Gerais, anfitriões do torneio, Santa Catarina e Rio Grande Sul. Dos quatro times, apenas um segue para a fase final do campeonato, prevista para os dias 8, 9 e 10 de dezembro, em São Paulo.

A primeira rodada será poucas horas após a chegada da delegação, prevista para às 10 da manhã. A estreia será no primeiro jogo, às 15 horas, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cidade da região metropolitana de BH. Na partida de fundo, se enfrentam Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

- Anúncio -

No sábado, Goiás enfrenta os donos da casa (Minas Gerais) e no domingo, encerram a participação na expectativa de se classificarem contra os gaúchos (Rio Grande do Sul). A expectativa tomou conta do grupo de árbitros goianos, como explica o presidente do Safego, Luciano Joka. “Desde quando nos inscrevemos na competição, logo começaram os treinos, amistosos, grande movimentação de interessados e a busca por apoio ao time que representará o nosso Estado”, comenta.

— É uma competição levada a sério por todos, que querem vencer e classificar Goiás para as finais. Só que também é uma oportunidade de confraternizarmos com outros árbitros, de extravasar, uma forma de prática esportiva saudável. Vale reclamar, mas de forma respeitosa e não tomar cartão por isso — brinca o presidente do Safego.

Desde a confirmação para a seletiva em Belo Horizonte, a equipe goiana se prepara com jogos amistosos e treinos supervisionados pela comissão técnica. De acordo com o presidente da Comissão de Esporte e Lazer do Safego, Jefferson Ferreira, árbitro do quadro nacional da CBF, a última vez que o time do Sindicato representou o estado numa competição nacional foi em 2004. “A maioria dos nossos jogadores já tentou a carreira de jogador e participa de peladas quando sobra tempo. Então é uma oportunidade de invertemos o lado, viver a rotina dos times ao disputar campeonatos e a expectativa de serem campeões. E temos esperança em alcançar este objetivo”, completa.

Joabe Leal que é árbitro do quadro local da FGF, diz que ser árbitro não é para qualquer um. “Além de termos grande responsabilidade em aplicar as regras do jogo, temos que nos preocupar com diversos aspectos relacionados com esse espetáculo, entre eles a integridade física de todos envolvidos no jogo. É muito mais difícil do que ser jogador, mas, particularmente, sou apaixonado por fazer parte desse grupo de arbitragem e ansioso para viver o outro lado da história, no Brasileirão dos Árbitros”, afirma.

Veja informações do futebol goiano!

Goiás irá com uma delegação completa para a competição, além de técnico, auxiliar, preparador físico, massagista, turma de apoio, assessor de comunicação, contando com a presença de uma psicóloga, Camilla Baptista.

Toda a arbitragem tem tratamento sem interrupções com a psicóloga do Sindicato, e, segundo ela, a diferença é que agora o resultado precisa ser a curto prazo. “Para os árbitros, as intervenções visam todo o campeonato, carreira, ou melhoras de desempenho em um, dois meses, mas que agora, como eles são os próprios jogadores, os resultados (ou seja, os gols) são a curto prazo e as intervenções passam a ser voltadas para esse objetivo”, pondera Camilla Baptista, psicóloga do Safego.

Colaborou: Assessor de comunicação da Safego – Thiago Costa

Igor Nery
Formado em jornalismo na PUC-GO. Apresentou o programa Toque Final e Tv Shop/Canal 5 da NET. Trabalha atualmente como produtor de esportes da rádio Manchester-AN, redator esportivo no Jornal Estado de Goiás e correspondente de Anápolis para o Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P