A goleada de 6 a 1 sobre o maior rival do futebol goiano, é sem dúvida a vitória mais marcante no clássico para os torcedores esmeraldinos. Desde então, não tivemos qualquer outro placar tão elástico no confronto que paralisa o estado quando acontece.
Tal goleada aconteceu no Campeonato Goiano de 2009, ao qual o time esmeraldino iria se consagrar campeão naquela temporada. O elenco do Goiás tinha jogadores renomados como Romerito, Zé Carlos, Iarley, Leandro Eusébio, esse mesmo grupo viria a fazer uma boa campanha na série A do Brasileiro, terminando o primeiro turno entre os primeiros colocados, e no final acabando na nona colocação.
Especial Goiás 77 anos:
Veja todas as camisas do time na década
Do Goiano ao Brasileiro Série B, relembre os títulos do Esmeraldino
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-jogador esmeraldino Dill
Em homenagem aos 77 anos do Goiás Esporte Clube, o Esporte Goiano irá lembrar como foi uma das vitórias mais marcantes para o torcedor esmeraldino.
O JOGO
O Vila Nova começou melhor no jogo, tanto que logo de cara abriu o placar com o zagueiro Thiago Carvalho, após pegar o rebote numa cobrança de falta de Rosembrick. Com o gol o time colorado visou apenas se defender dentro de campo, e tentar levar a vantagem para o intervalo da partida. O Goiás no começo do jogo sentia-se um pouco desorganizado, mas aos poucos foi melhorando na partida.
O Verdão pressionava o Vila mas não conseguia fazer o gol de empate até os 30 minutos do primeiro tempo. Somente aos 33, a insistência deu certo. Felipe conseguiu empatar a partida, aproveitando a jogada feita por Iarley.
Com o empate o Goiás mandou no adversário e rapidamente conseguiu a virada com Leandro Eusébio, dois minutos mais tarde aos 35 minutos. Tal gol decretou as emoções finais no primeiro tempo, que terminou na virada esmeraldina.
PASSEIO NA SEGUNDA ETAPA
Se o começo da primeira etapa foi dominada pelos colorados, a etapa final foi totalmente ao contrário. O Goiás sobrou na segunda etapa, e marcou 4 gols, para selar a maior goleada do clássico até então já realizada.
O terceiro gol esmeraldino saiu logo aos seis minutos numa cabeçada do lateral direito Vitor, que recebeu um belo passe de Romerito, a bola passou no meio das pernas do goleiro Lauro e foi morrer no fundo da rede colorada. O quarto gol veio logo na sequencia aos 13 minutos, após ser lançado por Iarley, Romerito chutou cruzado sem chances ao goleiro do Tigrão.
Com o placar apontando 4 a 1, o Goiás sobrava em campo, enquanto o Vila completamente desorganizado sentia dificuldade de buscar algo, e visivelmente abatido, acabou sofrendo mais dois gols. Aos 23 minutos Júlio César, após receber cruzamento de Felipe na direita, chutou forte, marcando o quinto gol esmerladino.
O sexto e último foi marcado por Iarley, aos 38 minutos, numa jogada individual, chutou forte e fechou o placar no Serra Dourada: Goiás 6 a 1. Naquela oportunidade o atacante esmeraldino vinha de quatro meses sem marcar, desde o brasileiro de 2008. O resultado expressivo marcou a história do clássico, pelo lado esmeraldino.