A segunda edição do Taekwondo Festival Poomsae Brasil será realizada nos dias 3 e 4 de março, na PUC Rio de Janeiro. A competição terá disputas individuais, duplas, por equipes e freestyle (estilo livre) e serve para a formação da Seleção Brasileira. Ao todo, 12 representantes de Goiás estarão em território carioca.
Diferentemente do Kyorugui, o Taekwondo Poomsae não tem um adversário real. Os lutadores duelam com um oponente imaginário. “Se realiza também técnicas de defesa e ataque, porém contra um adversário imaginário. Sendo que, no poomsae, a coreografia é sempre a mesma e cada faixa de graduação tem uma coreografia diferente”, explica Leila Cristina Coelho, técnica da Seleção Goiana no Festival.
Estado recebe quatro prêmios “Melhores do Ano” no taekwondo!
Mestre 5 Dan e também árbitra, Leila falou da expectativa para a participação dos goianos (veja lista dos participantes abaixo) no evento, destacando três competidores como fortes candidatos às primeiras posições, o que os credenciariam à Seleção Brasileira, que disputa eventos Sul-Americanos e o Mundial, em novembro, no Taiwan.
“Esperamos colocar três atletas na Seleção. João Carlos Mota, que disputará na categoria freestyle (estilo que o atleta mistura técnicas diferenciadas e as executa com música), Júlia Coelho e Victor Machado, que disputarão na categoria cadete Par (poomsae tradicional)”.
O Taekwondo (estilo Kyorugui) faz parte dos Jogos Olímpicos. E no futuro, o Poomsae pode integrar o programa olímpico, como explica a treinadora. “A WT (Word Taekwondo Federation) está em campanha pra incluir a competição nos Jogos. Isto acontecendo abrirá muitas portas pra esses atletas. Os que estiverem mais preparados tecnicamente e emocionalmente sairão na frente”.
