O goiano Santiago Ascenço venceu a disputa masculina do Itaú BBA Ironman 70.3, disputado no último domingo (24), em Aracaju, no estado de Sergipe. Ele fez 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida com o tempo de 3h57min53, bem à frente de Flavio Queiroga, do Ceará, segundo colocado com 4h10min. O bronze foi do sergipano Rômulo de Menezes, com 4h10min19.
Esta foi a quarta vitória do goiano no circuito este ano. Ele saiu da água em terceiro, mas conseguiu ganhar fôlego a partir da prova de ciclismo, onde ultrapassou os adversários e, na corrida, abriu vantagem tranquila sobre Queiroga.
Mais do triatlo
Goianos são ouro no Brasileiro
O atleta de Goiás comemorou o desempenho vitorioso ao longo da temporada do Ironman. De cinco provas disputadas, Ascenço garantiu quatro ouros e ainda uma prata, que deixaram-no em posição de destaque.
“Desde o começo do ano, minha ideia era fazer cinco provas do circuito e queria terminar com chave de ouro. Foram quatro vitórias e um segundo lugar, que me deixaram bem contente. Felizmente, deu tudo certo, sem nenhum problema de saúde ou lesão. Consegui fazer uma prova controlada, com uma ótima natação. Coloquei meu objetivo e fui atrás. Muito feliz e contente com o público que incentivou o tempo todo”, destacou Santiago.
Na disputa feminina, a vitória ficou com a gaúcha Ariane Monticeli, numa disputa equilibradíssima com a capixaba Larissa Fabrini. A atleta do Rio Grande do Sul levou a melhor por três segundos, com a marca de 4h35min33. A fluminense Paula Zamboni foi a terceira colocada.