O goiano Santiago Ascenço venceu o Ironman 70.3, disputado no último domingo (25), na Nova Beira-Mar, em Fortaleza. Ele foi o vencedor da prova masculina do triatlo nacional. No feminino, a pernambucana Ana Augusta Barbosa foi ouro.
Santiago, que vem de título na etapa do Rio de Janeiro, completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida com o tempo de 4h02min03.
Mais do atletismo
Goiana vence prova do Circuito do Algodão, na Bahia
A largada da prova foi às 5h45. O Ironman teve a participação de 1 mil atletas de 13 países diferentes. Desde cedo, os participantes impuseram um ritmo forte, sobretudo o goiano, que vive grande momento.
Ascenço vem embalado pela vitória no Ironman 70.3, no Rio de Janeiro, em junho. Ele saiu entre os primeiros na natação e brilhou no ciclismo, quando abriu mais de quatro minutos de diferença para o segundo colocado, o tetracampeão José Belarmino. Com essa vantagem, ele precisou apenas manter o ritmo para garantir a segunda vitória consecutiva na temporada.
“Prova dura aqui, mas me sinto em casa, pois venho para cá sempre. Dia de muita felicidade e que deu tudo certo e foi só aproveitar. Foi meu 55º IRONMAN 70.3 da carreira e espero que venham mais”, destacou. O goiano disse ainda que estava se sentindo diferente na véspera. “Momento bom, tudo dentro do programado. Mas ontem senti uma coisa diferente, com a obrigação de ganhar. Acabei ficando nervoso como se fosse a primeira vez. Mas, vamos em frente”, encerrou.