O goiano Guilherme Duran viveu uma experiência que é para poucos. Em maio, entre os dias 17 e 20, ele esteve com a seleção brasileira de basquete sub-18, no período de preparação para a Copa América da categoria, em Barueri-SP.
Natural de Goiânia, ele joga basquete desde criança, mas apenas nos últimos quatro anos demonstrou interesse no alto rendimento. O atleta atuou no Sesi HM, na capital, mas, depois do período com o Brasil, recebeu convites para deixar o estado.
Mais do basquete
Copa Goiás de Base segue neste fim de semana
Nos quatro dias de treino, a rotina foi intensa. A comissão técnica preparou duas sessões diárias de treinamento, além da apresentação de vídeos. Tudo isso valeu muito para Duran. “Cada treino tinha duas horas e meia. Eu pude aprender muita coisa e treinar com os melhores”, disse ao EG.
O jovem vinha de uma experiência recente na seleção goiana sub-16, que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria no ano passado, em Anápolis. Porém, a principal escola ainda estava por vir no sub-18. Duran também ressaltou o orgulho de representar o estado.
“Foi uma experiência única. Treinei quatro dias, duas sessões por dia, com os melhores do país no sub-18. É uma conquista importante para o estado de Goiás. A gente não tem tanta visibilidade no basquete quanto em outras modalidades. Goiás começa a aparecer mais no cenário de base do basquete. Aqui tem muitos moleques bons. Carregar o nome do estado, para mim, é uma das coisas mais importantes”, afirmou.