Neste fim de semana, o clube da Assesgo, em Goiânia, recebeu a 1ª rodada do 2º turno da Série Ouro do Campeonato Goiano de Basquete em Cadeira de Rodas. Foram cinco jogos que fizeram o público vibrar com grandes lances e, acima de tudo, com a superação dos atletas.
Segundo o presidente da Federação Goiana de Basquete em Cadeira de Rodas (FGBC), José Fernando da Silva, a rodada deste fim de semana reafirmou a força do esporte. Para o mandatário, o Estadual tem atingido o objetivo proposto pela entidade, não só pelo alto nível técnico, mas também pelo lado humano.
– Queremos fazer a integração das pessoas com deficiência através do esporte. A federação está conseguindo esse êxito com a participação dos atletas. As pessoas com deficiência têm o esporte como método de reabilitação e inclusão. Isso aumenta a autoestima dos atletas – disse o presidente.
O Campeonato Goiano é reconhecido como um dos principais do Brasil. Isso devido ao bom número de atletas que integram os quadros da seleção nacional. Atualmente, Duan, da Aparecidense, e Renan Aurélio, da Adefirv, de Rio Verde, são os principais nomes. Na Série Prata, divisão secundária do Estadual, o jovem Renan, da ADA, de Anápolis, faz parte da seleção brasileira sub-20. “São atletas que participam e abrilhantam nossas competições”, comentou José Fernando.
Em quadra
O Campeonato Goiano de Basquete em Cadeira de Rodas contém 11 equipes divididas em duas séries. A divisão principal é a Série Ouro, com cinco times. Na Série Prata, seis agremiações fazem a competição.
Na Série Ouro, três das quatro rodadas classificatórias já foram realizadas, sendo uma em Aparecida de Goiânia, outra em Goianésia e a mais recente na capital. A equipe que lidera o torneio é a Aparecidense, que venceu todas as suas seis partidas até aqui. A Adfego, de Goiânia, vem logo atrás, com quatro triunfos e duas derrotas. Agodef, de Goianésia, Adefirv, de Rio Verde, e Asdeniq, de Niquelândia.
A última rodada será no dia 18 de agosto, no Clube Dona Gercina, em Rio Verde. As finais do Campeonato Goiano em Cadeira de Rodas serão nos dias 10 e 11 de novembro. Segundo o presidente da FGBC, os jogos serão no Goiânia Arena e contarão com todas as equipes.