Goiânia sediará o Circuito Goiano de Tênis, que acontece entre os dias 22 de abril e 25 de setembro. O torneio é o único na categoria adulto chancelado pela Federação Goiana de Tênis (FGT). As inscrições da primeira etapa estão disponíveis até o dia 15 de abril.
O torneio terá quatro etapas e é organizado por uma quarteto renomado de academias do esporte. Tratam-se da: Academia Íntegra, Academia PróTênis, Clube Oásis e Rick Academia de Tênis.
Mais do Tênis Goiano
1ª etapa da Copa Goiânia de Tênis de mesa
Labé Open de Tênis em abril
O campeonato será encerrado com uma novidade: a edição do ranking oficial do tênis goiano, algo que não ocorre há 20 anos.
Para o organizador do evento, Flávio Cardoso, O tênis é um esporte que já fez o seu nome no estado de Goiás e que o fato do ranking para os competidores estar de folga traz uma confiança maior para os competidores.
“O tênis é um esporte consolidado em Goiás, que conquistou muitos adeptos nas mais diferentes categorias. A edição de um ranking oficial permite aos participantes conhecerem seu status atual perante os demais atletas de todo o estado, e não somente os da sua academia, clube ou condomínio, e com isso vislumbrarem possibilidades de avançar dentro dessa métrica. Pois, de uma forma saudável, todo esporte tem um quê de competitividade embutido”, afirma um dos organizadores”, disse Flávio Cardoso.
A tendência é que apenas na primeira etapa, 200 participantes participem da competição. Podem participar atletas da categoria masculina que vão dá primeira até a quinta classe e também do iniciantes sendo: Iniciante, Feminino A/B e C, e categoria mais de 45 anos A e B. Para a arbitragem serão escalados profissionais treinados pela FGT.
O organizador acredita que a disputa tem uma proporção muito grande tanto para quem participa, quantos aos espectadores.
“Esse é o único torneio goiano que está abrindo oportunidade para atletas da primeira classe, de nível profissional. O que proporciona uma verdadeira aula de tênis a quem assiste, sejam atletas ou o público em geral. Isso mostra o nosso interesse em mapear a evolução que tivemos no esporte nos últimos 20 anos que ele ficou sem esse ranqueamento”, explica Flávio Cardoso.
De acordo com o organizador do torneio, o tênis foi uma das modalidades que mais ganhou praticantes durante a pandemia, pelo fato de ser praticado à distância e ao ar livre.
Ao final da disputa, cada jogador terão suas pontuações ao longo do circuito somadas, obtendo um ranking para cada categoria. A primeira e segunda classe receberão troféus e podeão faturar R$ 12.000,00 em distribuições de premiações. As demais categorias recebem bonificações.
Quem se interessar em participar deverá acessar o site oficial do circuito e fazer a inscrição que está tem um valor de R$ 120,00. Confira o cronograma completo das etapas:
22/04 a 01/05 – Etapa 1 – Aberto Piquiá de Tênis, sediado na Academia Íntegra
03/06 a 12/06 – Etapa 2, sediada na Academia PróTênis
12/08 a 21/08 – Etapa 3, sediada no Clube Oásis
16/09 a 25/09 – Etapa 4, sediada na Rick Academia de Tênis