O Goianésia inicia neste sábado (19) sua quinta participação no Campeonato Brasileiro da Série D. O Azulão do Vale tentará, pela primeira vez, após quatro anos de absência, passar da fase de grupos. Nas outras quatro oportunidades, no velho formato, a equipe goiana jamais chegou ao mata-mata.
A estreia foi em 2013, que também marcou a melhor campanha do Goianésia na Série D. O Azulão ficou no grupo A5. Em oito jogos, somou 10 pontos, com vitórias sobre Águia Negra-MS e duas contra o Brasília. A campanha rendeu o terceiro lugar na chave, que terminou com a classificação de Mixto-MT e Aparecidense.
Mais do futebol goiano
Aparecidense vai para sua oitava Série D
Goiânia tem desfalques para estreia
No ano seguinte, o time do Vale do São Patrício derrubou o Grêmio Barueri duas vezes, em casa e fora, mas parou por aí. A campanha teve ainda um empate com o Luziânia, que rendeu o 30º lugar geral e a penúltima colocação no grupo A6.
Em 2015, na terceira participação consecutiva, a campanha novamente piorou. O Azulão derrotou apenas o Serrano-BA, perdeu cinco jogos e empatou dois. Os cinco pontos renderam o quarto lugar no grupo A4 e outra eliminação precoce.
A pior participação também foi a última da sequência de quatro anos na Série D. O Goianésia perdeu todos os seis jogos, sendo quatro por goleada. Foram 20 gols sofridos e apenas dois anotados. Com um desempenho desastroso, o time goiano foi o pior daquela edição.
Participações do Goianésia na Série D
2013 – 22º lugar (10 pontos; 8J, 3V, 1E, 4D)
2014 – 30º lugar (7 pontos; 8J, 2V, 1E, 5D)
2015 – 34º lugar (5 pontos; 8J, 1V, 2E, 5D)
2016 – 68º lugar (0 ponto; 6J, 6D)
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.