5.6 C
New York
domingo, maio 22, 2022
Início Futebol Atlético Goianão vai para a 79ª edição em 2022; veja campeões

Goianão vai para a 79ª edição em 2022; veja campeões

O Goianão, em 2022, terá pela frente sua 79° edição. Apesar de completar, em 2023, oito décadas desde sua primeira disputa, o Campeonato Goiano é um dos estaduais mais jovens do Brasil.

Para se ter ideia, o estadual mais antigo é o Paulistão, cuja primeira competição foi em 1902. Só após 42 anos, começou o que temos hoje conhecido como o Goianão.

MAIS DO FUTEBOL GOIANO

- Anúncio -

Goiás fica livre para registrar atletas
Aparecidense x Iporá
Anápolis x Goianésia
Vila Nova x Goiatuba

O Dragão foi o primeiro campeão goiano. Naquela ocasião em 1944, derrotando na final o Goiânia. O Galo Carijó, por sua vez, viveu seu auge em uma época de ouro entre os anos 40 e 60, sendo o maior campeão da época com vencido 12 das 16 vezes jogadas.

Já a década de 60 tem um acontecimento inusitado. O Anápolis conquistou seu único troféu em 1965, primeiro que o maior campeão atual. O Goiás só foi adquirir seu primeiro título goiano na temporada seguinte em 66.

Neste momento da história o Rubro-negro ficou em segundo plano, isso porque houve um domínio do Verdão e Tigrão de 61 a 84 onde os campeões se alternavam. A exceção foi o título do Galo da Comarca, do Crac em 67 e o Goiânia com suas últimas duas conquistas.

Do final da década de 80 até chegar atualmente houve poucas surpresas. Goiás, Vila e Atlético dominavam até o início dos anos 2000, até que em 92 o Azulão do Sul, o Goiatuba quebrou essa sequência ao conquistar o estadual.

Em 2004 o Crac foi bicampeão e em 2005 o Colorado venceu o que seria seu último título de Campeonato Goiano. Daí em diante Goiás e Atlético, medem forças para se tornar a potência do Centro Oeste. O Itumbiara em 2008 quebrou a sequência novamente, mas que foi retomada e mantida até 2020.

A manutenção dos grandes da capital foi novamente surpreendida pelo Grêmio Anápolis, que venceu Dragão e Vila Nova, respectivamente, levando a taça para Anápolis após 56 anos.

Confira o ranking de campeões goianos de 1944 á 2021.

.Goiás 28
.Vila Nova 15
.Atlético-GO 15
.Goiânia 14
.Crac 2
.Anápolis 1
.Goiatuba 1
.Itumbiara 1
Grêmio Anápolis 1

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Eduardo Vilarins
Estudante do 5º período de jornalismo na Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA) Estagiário de jornalismo na Fundação Frei João Batista Vogel Estagiário no Esporte Goiano
Anúncio

Últimas

Aparecidense busca reabilitação na Série C e recebe o Floresta em casa

A Aparecidense encara o Floresta, neste domingo (22), às 18h, no Estádio Annibal Batista de Toledo, pela 7ª rodada do campeonato brasileiro...

Anápolis encara o Ação (MT) mirando na segunda colocação do Grupo A5

Focado em se manter no G4 e subir mais ainda, o Anápolis encara o Ação neste domingo (22), às 16h, no Estádio...

Universo perde para a Unip-SP nos pênaltis e fica com o vice no JUBs Futebol masculino

A dobradinha goiana não saiu por pouco nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), na modalidade futebol. No masculino, a Universo perdeu nos pênaltis...

Apodi perde chance clara no fim e Goiás sai derrotado pelo Flamengo no Maracanã

O Goiás perdeu para o Flamengo pelo placar de 1 a 0, no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro/RJ....

Atlético-GO vence Coritiba na estreia de Jorginho e desencanta na Série A

Finalmente chegou a primeira vitória do Atlético-GO na Série A de 2022. O nome Jorginho, claro, foi destaque da tarde-noite deste sábado...
Anúncio