O Campeonato Goiano é um dos cinco estaduais que ainda não apontaram uma data para retorno ou definiram pelo encerramento precoce da competição. O Goianão está suspenso desde 15 de março e, desde então, não há absolutamente nenhuma previsão do que acontecerá com a edição de 2020.
Nos 26 estados e no Distrito Federal, há situações bem distintas. Conforme levantamento do Esporte Goiano, em 13 estados os estaduais voltaram e estão em andamento. Em outros seis e o DF já há datas para a volta. No Rio de Janeiro, o campeonato foi finalizado em campo, com o Flamengo campeão, enquanto no Amazonas a federação local encerrou precocemente o torneio, sem campeão ou rebaixados.
Mais do futebol goiano
Arbitragem goiana relata dificuldades e preparação para o retorno
Técnico do Goiás reconhece atuação ruim em amistoso
Além de Goiás, os estados que ainda não definiram o futuro dos estaduais são Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Assim como no território goiano, a Covid-19 ainda ascende nos outros dois estados do Centro-Oeste e, por isso, o retorno ainda não tem previsão. A situação é semelhante no Tocantins. Entre os clubes que participam da Série A, Atlético e Goiás são os únicos sem uma situação já definida no cenário regional.
Desses cinco estados, apenas Mato Grosso e Espírito Santo já definiram que concluirão os estaduais. No caso capixaba, a possibilidade de retorno mais breve seria setembro, mas isso é defendido apenas por dois dos oito clubes ainda na disputa. Cinco participantes desejam a volta em novembro, quando esperam uma liberação de público nas partidas.
Em Goiás, uma luz sobre o cenário nebuloso pode começar a surgir a partir desta terça-feira (4). Representantes dos clubes que participam do Goianão 2020 se reúnem com a Federação Goiana de Futebol (FGF) às 14h. Até agora, além da possibilidade de encerramento precoce, que parece pouco popular, houve comentários sobre um retorno no início de 2021 ou até no fim deste ano. Clubes como a Anapolina deixam claro que, sem torcida, é inviável voltar por conta das receitas.