A atleta goiana Jane Karla Gögel ocupou o primeiro lugar no pódio do Campeonato do Ranking Mundial Paralímpico de Tiro com Arco e Flechas, disputado na República Tcheca, neste domingo, 23.
A final foi contra a russa Stepanida Artakhinova em uma disputa emocionante. No duelo, cada atleta tinha direito de arremessar 15 flechas. A goiana empatou com a russa, marcando 138 pontos. O desempate veio na chamada flecha da morte. Na ocasião,cada arqueiro tem uma chance apenas para acertar o alvo. Artakhinova fez um tiro quase perfeito, deixando sua marca a 1,5 cm do centro. Jane Karla, porém, foi mais precisa e fixou sua flecha a 3 mm do centro do alvo.
Confira mais sobre o tiro com arco
A atleta goiana agradeceu o apoio do Estado, que dá suporte ao seu treinamento por meio do Pró-Esporte. “É muito importante para a gente conseguir conquistar nosso objetivo. Agradeço muito à Seduce que sempre esteve ao meu lado, acreditando em meu trabalho, mesmo depois da mudança de esporte do tênis de mesa para o tiro com arco. Esse suporte fez a grande diferença. Quero dizer meu muito obrigada à Seduce e ao Governo de Goiás”, pontuou Jane Karla.
De quebra, na semi-final, Jane Karla ainda superou o recorde brasileiro paralímpico de 145 pontos, que pertencia a ela. A atleta marcou 147 pontos, que é o atual recorde mundial para a modalidade.
Alegria
Para chegar à final, a goiana venceu a número um do mundo, Somayeh Abbaspour, do Irã, e a atual campeã europeia, Tatiana Andrievskaia, da Rússia.
Pelas redes sociais, Jane disse estar muito feliz. “Agradeço a Deus e à minha família por tudo! E a todos que torcem por mim. Um agradecimento especial aos meus parceiros e patrocinadores”, disse ela.
Jane integra a seleção Brasileira Paralímpica de tiro com Arco e se prepara agora, para a competição Worls Archery Championships, em Pequim, na China, que será realizada entre 12 e 17 de setembro.