Título por merecimento. O Grêmio Anápolis lutou até o fim e conquistou o título da Divisão de Acesso 2017. Na tarde deste domingo, 13, jogo de volta da finalíssima, a Xata saiu na frente em cobrança de falta de Elias mas viu o GEA igualar o marcador quase no final do segundo tempo com Bruno Leite (1 a 1), e levantar a taça já que jogava por dois empates.
Primeiro duelo também terminou em 1 a 1. Mesmo com o vice-campeonato, e juntamente com o Grêmio, a Anapolina já garantiu vaga para à elite do Goianão em 2018.
Primeiro Tempo: Jogo foi lá e cá, mas Xata saiu na frente
No início do primeiro tempo o GEA começou assustando. Aos cinco minutos, Bruno Leite mandou na área da Rubra, Pedro Henrique chegou dividindo com Cleriston mas a zaga tirou para fora. Em outro contra-ataque o Grêmio voltou a levar perigo. Aos dez, Bruno Henrique perdeu a bola no meio de campo, Bruno Leite recebeu lançamento pela ponta direita e chutou mascado. Jogador dividiu com a zaga da Rubra e a bola subiu.
Aos treze foi a vez da Rubra. Neilson chutou forte no canto esquerdo de Matheus Kayser, que espalmou para escanteio. Mas o lateral parecia querer deixar o seu de falta. Aos trinta e quatro Neilson cobrou mais uma, chute forte, bola veio no meio e Matheus fez grande defesa. O gol da Anapolina poderia ter saído com Dan um pouco depois, aos trinta e oito.
Confira como foi o tempo real desta partida!
O atacante arriscou de fora da área e quase acertou o ângulo esquerdo de Matheus Kayser. Mas foi aos quarenta e três o tento da Xata. Elias cobrou falta e mandou por baixo da barreira no canto direito de Matheus. O goleiro tentou ir na bola, mas não deu. 1 a 0 para a Anapolina.
Segundo Tempo: Empate daria o título ao GEA, e foi o que aconteceu
Na segunda etapa o GEA acordou, mas Cleriston teve que trabalhar só aos vinte minutos. Clayton Sales cobrou escanteio e mandou fechado, Cleriston espalmou e salvou a Xata de levar o empate. Aos trinta e quatro, quase o empate da Raposa.
Waldson cabeceou no meio do gol de Cleriston, que encaixou e salvou a Anapolina. Mas de tanto insistir, brilhou a estrela de Bruno Leite. Aos trinta e oito, Bruno recebeu lançamento, chutou no meio de Cleriston que defendeu. No rebote, mandou no canto direito do goleiro. E ficou assim. 1 a 1 no JD.
Conquista da segundona: 2º título do GEA
Agora com a taça da Divisão de Acesso 2017, o Grêmio Esportivo Anápolis possui dois troféus já que também venceu a 3ª Divisão do Goiano em 2011. Em 2006, ano que se transferiu para a cidade de Anápolis, o antigo Grêmio Inhumense nunca havia conquistado um título.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO ANÁPOLIS 1X1 ANAPOLINA
Jogo de volta da final da Divisão de Acesso
Data: 13 de agosto de 2017 (domingo)
Horário: 16h
Estádio: Jonas Duarte, em Anápolis
Público: 1.660 pagantes
Renda: R$ 35.940,00
Árbitro: Roberto Giovanny
Assistentes: Tiago Gomes e Alexandre Amaral
4º Árbitro: Jean Carlos Narciso
Cartões amarelos: Rangel (GEA); Everton Luis e Diogo Marzagão (ANA)
Gols: Bruno Leite 38’ 2º T (GEA); Elias 43’ 1º T (ANA)
Grêmio: Matheus Kayser; Clayton Sales, Waldson, Lucão e Caio; Wires, Rangel e Rodrigo Mucuri (Danúbio); Bruno Leite, Zé Uilton (Iury) e Pedro Henrique (João Victo).
Técnico: Édson Júnior
Anapolina: Cleriston; Lucas Mendes, Rodrigo Milanez, Márcio Luiz e Neilson; Bruno Henrique, Everton Luis (Elias Felipe), Saulo (Guto) e Elias; Dan (Diogo Marzagão) e Nonato.
Técnico: Éverton Goiano