5.6 C
New York
quinta-feira, março 28, 2024
InícioFutebolGoiásNo vôlei e no futebol, goianos representam o Brasil na Universíade

No vôlei e no futebol, goianos representam o Brasil na Universíade

14 atletas do Goiás Esporte Clube compõem seleção nacional, enquanto dupla do Jaó/Universo está entre os convocados para o voleibol

Por Rafael Tomazeti e Vitor Monteiro

O Estado de Goiás estará representado em duas modalidades na principal competição esportiva universitária do mundo. No voleibol masculino e no futebol masculino, goianos foram convocados para representar o Brasil na 29ª edição da Universíade de Verão, disputada de 18 a 30 de agosto, em Taipei, na China. (Confira a lista ao fim da matéria).

No futebol, o time sub-20 do Goiás será a base da seleção nacional. O Alviverde tem 14 dos 20 jogadores, a maioria estuda Educação Física na Estácio de Sá. Além deles, o treinador Sílvio Criciúma e o auxiliar Zé Carlos Leal completam a delegação esmeraldina.

- Anúncio -

No voleibol, os vice-campeões da Superliga B deste ano ganharam a convocação para a Olimpíada Universitária. O técnico Hítalo Machado será um dos três assistentes do treinador Flávio Luiz Thiessen. Entre os jogadores, está o central Lucas Gil, o Lucão, que estuda Engenharia de Produção na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Mais do vôlei goiano

Delegação brasileira de vôlei embarcou na última sexta, 11. (Foto: Instagram/Hítalo Machado)

A dupla da Jaó/Universo quer fazer bonito na China e, para isso, contam com o entrosamento e a amizade construídos no voleibol goiano. “A gente tem um nível de intimidade que proporciona conversas mais detalhadas. No jogo, podemos detalhar um pouco mais determinadas situações, de forma que entre atleta e técnico dificilmente acontece”, pontua o central.

Lucão, que já participou dos Jogos em 2013, considera-se honrado em atuar novamente na segunda maior competição poliesportiva do mundo. “Lá estarão reunidos os melhores atletas universitários do mundo e 40% deles são olímpicos também. Quero contribuir ao máximo com a seleção. Queremos ter um resultado melhor do que tivemos em 2013, quando ficamos no sétimo lugar. A seleção brasileira é sempre muito respeitada. Nossa função é manter o nível técnico e o padrão de performance”, afirmou.

A boa participação do clube goiano na Superliga B e em campeonatos universitários fez com que Hítalo fosse selecionado para compor a comissão técnica. O treinador falou sobre a expectativa para a competição. “Fomos escolhidos pela direção da CBDU. Avaliamos vários nomes de atletas para fazer a convocação. Será um grande momento para nossas vidas, que só tem a agregar”.

Experiência

Apesar de estar em uma competição universitária, Lucão carrega a experiência de um profissional. Somente em 2017, o central de 28 anos, que completa 29 durante as disputas, esteve no time vice-campeão da Superliga B e foi campeão dos Jogos Universitários Goianos. Para ele, a rodagem vai ajudá-lo na seleção.

– Participei de competições que me deram know-how. Isso ajuda na hora de separar o momento do aproveitamento na competição, de conhecer o lugar, do vislumbre e na parte do trabalho, de ter que concentrar para um jogo, um treino e um estudo tático. A experiência já me deixa em alerta para essas armadilhas do conforto. A experiência dá suporte para termos um controle psicológico emocional maior – pontuou.

Hítalo valorizou a possibilidade de enfrentar grandes atletas de outros países. Além disso, não esquece o time goiano, pontuando que o torneio possibilitará acompanhar atletas de outros países que poderão ser reforços. “Acredito que vai ter um desenvolvimento do nosso vôlei, até porque vários países europeus mandam atletas de seleção principal para esse torneio. Pensando na sequência de trabalho do Jaó, vai auxiliar para trazer mais experiência e, quem sabe, observar jogadores estrangeiros que possam compor o grupo do Jaó na próxima Superliga B”.

Mais das categorias de base

Universíade 2017

A Universíade de Verão é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas de Verão. O torneio ocorre a cada dois anos e em 2017 será em Taipei, na China. Serão 7639 atletas de 131 países competindo durante 13 dias. Dentre atletas, comissão técnica e oficiais, a delegação brasileira reúne 300 pessoas.

Com maioria esmeraldina, elenco brasileiro foi apresentado.(Foto: Divulgação/Goiás E.C.)

No torneio de futebol masculino, o Brasil, representado em maioria pelo sub-20 do Goiás, está no Grupo C. A estreia é na próxima sexta-feira, 18, contra a Rússia. No dia 21, a seleção pega os Estados Unidos e, por fim, a Itália, no dia 23. Os dois melhores colocados de cada um dos quatro grupos avançam para as quartas de final.

O Japão é o adversário do Brasil de Lucão e Hítalo na estreia, no dia 21. No dia 22, a seleção enfrenta os donos da casa e fecha a fase de classificação contra a França, no dia 24. Os dois melhores da chave avançam para as quartas de final.

Veja a lista do time masculino de futebol
Goleiros: Enzo (Ciências Contábeis) e Matheus Mazur (Educação Física)
Laterais: João Lucas (Ed. Física), Daniel (Ciências Contábeis), Jukassio (Agronomia) e Fernando Araújo (Engenharia Civil)
Zagueiros: Guilherme (Fisioterapia), João Negão (Engenharia Civil), João Jair (Geografia)
Volantes: Caetano (Ed. Física), Pedro Vitor (Ed. Física), Madison (Ed. Física) e Rezende (Ed. Física)
Meias: Juninho (Ed. Física) e Diego (Fisioterapia)
Atacantes: Otacildo (Ed. Física), Samuel (Fisioterapia), Gustavo (Ed. Física), João Victor Paranaguá (Ed. Física) e Tiago Reis (Ed. Física)
O assistente técnico Hítalo Machado e o central Lucas Gil, do voleibol masculino, completam a delegação goiana na Universíade.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P