5.6 C
New York
quarta-feira, maio 1, 2024
InícioMais EsportesLutasGanhador de dois ouros nas Paralimpíadas Universitárias, Mayco de Souza relata superação...

Ganhador de dois ouros nas Paralimpíadas Universitárias, Mayco de Souza relata superação no judô

Nas Paralimpídas Universitárias de 2022, o estado de Goiás levou para casa 46 medalhas por meio de seus atletas. No judô, apenas Mayco de Souza Rodrigues conquistou mais de uma. Aos 34 anos, ele faturou dois ouros e conversou com o EG a respeito de sua vida pessoal e esportiva.
 

Mais das Paralimpíadas Universitárias
Goianos conquistam 46 medalhas no total, em João Pessoa (PB)
Fernando Maike comemora medalhas, mas acredita que tem a evoluir

Estudante do 7º período de Educação Física na Estácio de Sá, Mayco de Souza é natural da cidade de Marabá, no Pará. No entanto, partiu para Goiânia aos dez anos de idade, ainda sem saber como levar a vida, considerando a sua deficiência visual.

- Anúncio -

“Todas as pessoas quando descobrem que vão ficar cegas ou que nasceram cegas sempre entram em depressão, porque não sabem o que vai acontecer”, declara.

No ano de 2009, Mayco iniciou a sua trajetória no judô. No ano seguinte, já estava sendo convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, integrando o plantel por oito anos.

“Ficava tentando descobrir o que o cego fazia, eu não sabia o que era. Com 21 anos, descobri associação, que existia esse tipo de esporte, e acabei ingressando nessa área”, relata.

Ao longo da carreira, o goiano participou dos Jogos Parapan-Americanos de 2015, no Canadá, ficando em 5º lugar. Jogou também o Mundial, no qual terminou na 12ª colocação. Além disso, no Brasil, Mayco revela que, entre 2009 e 2022, jamais ficou de fora de um pódio em competições nacionais.

A mudança da modalidade

Neste ano, a Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) trouxe mudanças importantes no judô paralímpico. Os atletas passaram a ser divididos em dois grupos de classificações oftalmológicas distintas, reduzindo a quantidade de categorias.

“Antes da mudança que teve no judô de cegos, eu era o primeiro do ranking de forma consecutiva durante 8 anos. Hoje, eu estou em segundo, buscando o objetivo de (ser convocado pela) Seleção, para conseguir participar de uma Paralimpíada”, discorre.

Com o apoio do projeto Construindo Campeões, presente em mais de 60 municípios de Goiás, Mayco tem objetivo de construir uma equipe forte no estado.

“Estou fazendo o possível e o impossível para o esporte, principalmente o judô, crescer. As pessoas precisam saber que, independente de aula e da dor, elas podem se formar. É só acreditar, porque eu mesmo passei por isso”, arremata Mayco.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P