O futsal goiano estará representado na Taça Brasil de futsal feminino. O torneio, que será disputado em Contagem, interior de Minas Gerais, terá 10 clubes duelando pelo título. O Clube Jaó/Universo participa da competição, que começa no dia 25.
Clique e veja a tabela completa da Taça Brasil!
A equipe goiana, que iniciou a preparação para o torneio no dia 17 de julho, faz parte do grupo B. Irá enfrentar Cianortense (PR), Iranduba (AM) e AECSHB (MG). Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. O Unifor (CE), que seria o quinto time do grupo, desistiu de participar do campeonato nessa semana (ofício recebido pela CBFS no dia 20/09).

Quem comanda o futsal do Jaó/Universo é Lásaro Caiana. À frente da equipe desde 2009, o treinador, de 30 anos, foi um dos responsáveis pela criação do time feminino, em 2011. No ano seguinte, a equipe conquistou seu primeiro título: o Campeonato Goiano sub-17. Desde então, mais troféus vieram: dois estaduais no adulto (2014 e 2016) e títulos nas categorias de base.
Com o histórico muito positivo, a expectativa é que o clube faça uma grande participação na Taça Brasil. “Podem até falar que eu sonho demais, mas a gente vem de grandes participações nacionais. Nossa chave, aparentemente, é a mais forte, mas nosso objetivo é chegar na semifinal. São mulheres que estão na história do clube, pois fazem parte da primeira geração do futsal feminino. Nosso projeto é vencedor, não entramos só para participar, entramos sempre para ganhar”.
Lásaro é o responsável por todas as categorias da modalidade no Clube Jaó. No adulto masculino, trabalha desde o Sub-7 até o adulto, enquanto no feminino, coordena do sub-15 até o adulto. Ao todo, são 12 categorias, todas participando das competições estaduais.
Mais torneios
As equipes de futsal feminino do Jaó/Universo vai disputar mais três competições nacionais até o fim da temporada 2017: Taça Brasil Sub-15 (dezembro, em Contagem/MG), Taça Brasil Sub-20 (em Manaus, a partir de 31 de outubro) e Jogos Universitários Brasileiros, a partir de 19 de outubro, em Goiânia.
“O elenco sub-20 está invicto desde quando as meninas estavam na categoria sub-17. Iremos enfrentar 9 equipes fortes, como Iranduba (disputou o Brasileirão feminino) e Leoas da Serra. Ainda assim, nossa intenção é chegar na final. No JUBS, o primeiro objetivo é alcançar as semifinais”.