Desde que chegou a Belo Horizonte, no início do ano passado, a goiana Sophia Tomaz viu um grande crescimento no nível de jogo. Treinar na melhor estrutura do país, com várias da principais promessas brasileiras, sob a batuta dos treinadores do Minas Tênis Clube, claro, rendeu evolução.
Capitã da equipe sub-15, ela é polivalente: atua como oposta, levantadora e, eventualmente, até de central. Das posições, só lhe escapa a de líbero. Por semana, são 14 horas de treino em quadra – com bola – e duas horas de academia, numa rotina cansativa, mas que recompensa.
Mais do vôlei
Goiás sobe de divisão no Brasileiro
Sophia, de 14 anos, é cria da base do Vila Nova e sempre se destacou na base colorada. No início do ano passado, recebeu a chance de se transferir para o principal clube de voleibol do país e não deixou passar.
“Desde que cheguei no Minas minha evolução foi muito significativa e notória. Este ano fui a única atleta 2009 do clube que jogou no CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes) e uma das quatro convocadas para a Seleção Brasileira sub-17 do Minas”, disse ao EG.
Recentemente, ela voltou às raízes e jogou a Copa Cidade de Goiânia pelo Vila Nova, o que também já havia feito no ano passado. Como o Minas não terá times sub-15 ou sub-16 na Taça Paraná, a jovem será novamente cedida ao Tigre para a disputa da competição, que começa na sexta-feira (27).
“O ganho (de ser emprestada) é enorme, pois qualquer atleta evolui mais jogando”, avaliou. Ela explicou ainda que o técnico Sérgio Guilherme, do Minas, sempre incentivou a parceria e jamais se opôs a cedê-la à equipe goiana.
Na Taça Paraná, o Vila vai enfrentar as principais equipes do país – no maior torneio de base do Brasil. O Tigre está na disputa nas categorias sub-14 e sub-16 e, para Sophia, pode surpreender.
“O Vila sub-14 e o sub-16 chegam na Taça Paraná como os campeões do Centro-Oeste, vencedores da Taça Paraná e da Copa Cidade de Goiânia, mas é uma competição difícil e com grandes equipes. Temos condições de surpreender com o voleibol ensinado pelo técnico Neilon Carlos em São José dos Pinhais”, avaliou.
“Quero ajudar o Tigre numa conquista expressiva para o Estado de Goiás no maior torneio de categoria de base do Brasil”, completou.