Data confirmada. A Federação Goiana de Futebol anunciou na tarde desta terça-feira, através de reunião com um representante de cada clube participante, os detalhes de disputa da Divisão de Acesso 2022. A competição acontece entre os dias 6 de agosto e 11 de setembro, no formato de pontos corridos. Na última edição, o Goiatuba se sagrou campeão do torneio.
A decisão de permanecer sem o mata-mata, igualmente na edição anterior, foi votada e aprovada pelos clubes através de conselho técnico. Portanto cada equipe realiza sete jogos em casa e outras sete partidas fora. O campeão e o vice sobem no ano que vem para a elite do Goianão, enquanto os dois últimos caem para a Terceirona 2023.
A 52° edição da Divisão de Acesso do Goianão, terá oito equipes e traz consigo o potencial de ser uma das melhores temporadas da história, de acordo com as equipes participantes.
Entre os destaques na competição terá o o Goiânia que foi 14 vezes campeão da primeira divisão do goiano e duas da segunda; Itumbiara campeão estadual em 2008; Anapolina que venceu a Divisão de Acesso em 2013 e marcou presença no Campeonato Brasileiro Série A e B no passado; Jaraguá campeão da segunda divisão em 2019 e encantou na elite em 2020.
O Inhumas terminou em terceiro e quase obteve o acesso em 2021. Já o Aparecida perdeu todos os jogos que disputou e só não foi rebaixado porque o Novo Horizonte desistiu da competição e foi rebaixado automaticamente.
Dentre as equipes subiram está o Cerrado, de Aparecida de Goiânia, que foi fundado em 2020 e no ano seguinte conquistou o primeiro título de sua história. A equipe tem uma grande aposta em jovens e pode surpreender no campeonato. Outra equipe estreante é a Aseev, de Guapó, que foi Vice-campeão ao perder justamente para o Cerrado nós pênaltis e teve na última edição o artilheiro da Terceirona, Igor Pato, e chega com expectativas para o torneio.