Técnico especialista recomenda troca de gramado no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis

641
Anúncio

Os problemas com o gramado do Estádio Jonas Duarte podem estar perto do fim. Na  última semana, a convite da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, esteve em Anápolis o diretor técnico da World Sports & Marketing Soluções Esportivas, engenheiro agrônomo José de Araújo Coutinho. Após inspeção técnica no gramado, sua avaliação foi categórica: “tecnicamente demanda troca do gramado”.

Leia mais do futebol goiano!

Segundo ele, a base para receber o gramado não foi bem feita, o que compromete o projeto “o nivelamento é o mais importante, mexe com a jogabilidade e segurança dos atletas, para evitar lesões”. José Coutinho constatou que a base foi preenchida com argila e terra, processo que está em desuso há tempos. “Hoje o trabalho é feito com base arenosa, que chamamos de ‘top soil’. Assim foi feito em todas as arenas da Copa do Mundo realizada no Brasil”, disse o engenheiro agrônomo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Coutinho revela que a World Sports constrói base neste sistema há mais de vinte anos e lembra que o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, é um dos melhores do país. Sua orientação à Prefeitura de Anápolis é que seja retirado o gramado, em seguida executado o renivelamento da base, inserir a camada de areia junto com fertilizantes e corretivos e o replantio da grama com base no nosso sistema. Assim, explica, o Estádio Jonas Duarte se adéqua às arenas atuais.

Aproveitáveis

Foto: Divulgação Jornal Estado de Goiás

A inspeção mostrou que o tipo de grama utilizado no Estádio Jonas Duarte é o correto, a Bermuda Celebration, instalada em vários gramados do país. É uma grama mais agressiva, cresce rápido. José Coutinho explica que o problema foi mesmo a base e o plantio em placas pequenas. Segundo ele, os sistemas de drenagem e irrigação, instalados recentemente, estão corretos e podem ser aproveitados nesta nova etapa.

Sobre a possibilidade de recuperação do gramado, e não a troca, José Coutinho disse que também é possível, melhoraria as condições em comparação com o que existe atualmente. “Mas, temos o ideal e o paliativo ou plano ‘B’. Para fazer jus ao projeto de recuperação, recomendamos a troca do gramado”, reafirmou. Disse também que, após o serviço, é essencial assegurar a manutenção.

O laudo resultante da inspeção será encaminhado em breve ao prefeito Roberto Naves (PTB). A partir daí, a administração municipal deve abrir processo licitatório para contratar uma empresa que execute as obras necessárias no gramado. Roberto Naves, a propósito, sinaliza que sua opção será pelo trabalho definitivo e não paliativo. Ou seja, a tendência é que seja executa a troca do gramado.

World Sports

Entre os estádios brasileiros onde a World Sports instalou e faz manutenção de gramados, estão: Pacaembu, Vila Belmiro, Arena Corinthians e Alianz Park (em São Paulo), Arena Pantanal (Cuiabá-MT), Arena das Dunas (Natal-RN), Arena Grêmio e Arena Beira Rio (Porto Alegre-RS) e Granja Comari (Terezópolis-RJ).

Colaborou: Jornal Estado de Goiás

anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here