5.6 C
New York
terça-feira, novembro 18, 2025
- Anúncio -
InícioDestaqueCom direito a novo nome, Goianão 2026 tem fórmula de disputa e...

Com direito a novo nome, Goianão 2026 tem fórmula de disputa e detalhes definidos

A Federação Goiana de Futebol (FGF) definiu, na tarde de terça-feira (18), a fórmula de disputa e outros detalhes do Goianão de 2026. O Conselho Técnico, junto aos doze clubes participantes, aconteceu no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. Através de uma votação, foi estabelecido que o campeonato pode começar em 07/01 (quarta-feira), se o Goiás for à Série A nacional, ou 11/01 (domingo), se o esmeraldino não subir.


Mais do futebol goiano:
Confira como foi o Conselho Técnico na íntegra;
Final do 2º Torneio Feminino sub-17 conhece finalistas de 2025

A etapa classificatória, ao contrário das últimas edições, terá três grupos com quatro times em cada. Além disso, ficou definido que os integrantes do mesmo grupo não se enfrentam, apenas encaram os adversários dos outros dois grupos, em partidas únicas, totalizando oito. Os principais pontos de discussão foram ligados às fases eliminatórias e ao rebaixamento.

- Anúncio -

No tópico do mata-mata, caso o Goiás suba para a Série A do Brasileirão, apenas a final terá jogos de ida e volta. Nesse caso, as quartas e as semifinais serão únicas, na casa de quem estar melhor colocado na classificação geral. Contudo, se o alviverde ficar na Série B, todos os duelos eliminatórios terão jogos de ida e volta. Por unanimidade, tais modelos foram aprovados.

Já no tópico do rebaixamento, o 12º colocado (último) cai automaticamente. No entanto, o penúltimo (11º) e o antepenúltimo (10º) fariam um playoff de dois jogos. Porém, a computação dos resultados será na tabela geral, ou seja, caso o 11º não alcance a pontuação do 10º, mesmo se vencer os dois jogos, já estará rebaixado. Se isso acontecer já no primeiro confronto, a consequência é a mesma. Na votação, apenas a Anapolina não concordou totalmente.

Vale lembrar que os doze clubes participantes do Goianão 2026 são: Abecat, Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Atlético-GO, Centro Oeste, Crac, Goiás, Goiatuba, Inhumas, Jataiense e Vila Nova. Dentre eles, Anapolina e Centro Oeste chegam após disputarem a Divisão de Acesso. No caso, a Rubra foi campeã, e a equipe de Nerópolis, que vai estrear na elite estadual, foi vice-campeã.

NOVO NOME E BOLA OFICIAL

O nome oficial da competição, na próxima temporada, será “Goianão Novo Mundo 2026”. A nomenclatura vem de uma parceria com a Novo Mundo, empresa goiana de eletrodomésticos. Ela, portanto, será a patrocinadora master do estadual.

Além disso, o Conselho Técnico também revelou a nova bola oficial do Goianão. Assim como em 2025, ela foi confeccionada pela Uhlsport, e também estará no estadual do Distrito Federal e de Pernambuco.

Foto: Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.

 

Foto: Solimar de Oliveira
CONFIRA OS GRUPOS DO GOIANÃO 2026:
Grupo A: Vila Nova, Crac, Inhumas e Goiatuba;
Grupo B: Goiás, Anápolis, Aparecidense e Jataiense;
Grupo C: Atlético-GO, Abecat, Centro Oeste e Anapolina.
Mandos dos clássicos: Goiás x Vila Nova, Vila Nova x Atlético-GO, Atlético-GO x Goiás, Anápolis x Anapolina e Crac x Abecat.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Matheus Oliveira
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do Doutores da Bola - UFG, apaixonado por esportes e estagiário do Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!