Eduardo Monteiro, de 12 anos, brilhou na 2ª etapa do Campeonato Goiano de Taekwondo, no último domingo (28), em Goiânia. Ele levou o ouro no parataekwondo e deu mais uma passo de uma carreira promissora.
O lutador de Goiânia competiu pela equipe Construindo Campeões. Ele tem déficit de intelectualidade, que causa uma dificuldade no aprendizado.
Mais das lutas
Veja os resultados do estadual
Confira fotos do evento
A professora de Eduardo é Daniela Silva de Araújo, que trabalha com ele há dois meses. Ao EG, ela conta que, por conta da deficiência, ele precisou se especializar no Poomsae, uma vez que o atleta não pode lutar com contato físico.
“O que ele mais gosta que é técnica de luta. Como não tem combate, ele temos que participar só do Poomsae. A luta tem mais contato físico, muitos chutes e socos”, disse.
A professora ressalta que a deficiência não o impede de querer aprender. Daniela revela ainda que Eduardo não conteve a felicidade depois de subir no topo do pódio no último fim de semana.
“Nunca vi um sorriso tão alegre no rosto dele. Eu aprendo mais com ele do que ele comigo. O que ele queria mesmo era lutar” disse.
A treinadora revela que, nos últimos dias, aumentou rotina de treinamentos do atleta. A metodologia deu resultado. Segundo ela, Eduardo, que treina há menos tempo, teve performances até melhores que outros que praticam a modalidade há mais tempo.
“Ele treina duas vezes na semana. Nos últimos dias intensificamos mais no Poomsae. A maior nota foi a dele que competiu com outros atletas que tinham mais experiência”, reforça.
A expectativa de Daniela é levar o atleta para a disputa do Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas que acontece entre os dias 14 a 16 de outubro, em Caldas Novas.