O ano de 2016 ainda não acabou, mas as pessoas já fazem planos e mais planos para 2017. Entre promessas e projetos, os cuidados com o corpo estão entre os mais recorrentes. O início ou a retomada das atividades físicas estão na lista de grande parte da população. A falta de tempo e de orientação de um profissional estão entre as principais dificuldades para iniciar uma rotina de exercícios físicos.
Uma das principais atividades procuradas pelos atletas amadores são as corridas de ruas. O educador físico, Jhones Coimbra, da West Academia, no Jardim Balneário Meia Ponte, explica que a atividade “oferece grande gasto calórico e um ótimo trabalho cardiovascular, o que potencializa o emagrecimento”.
A favor das corridas de ruas também está o baixo custo financeiro, pois é possível praticar a atividade em locais públicos como ruas e praças. O Estado de Goiás é palco de centenas de corridas de ruas anualmente. Uma ótima opção para quem quer levar o esporte um pouco mais a sério.
Para quem deseja começar 2017 correndo pelas nossas ruas, praças ou academias, o professor Jhones lista alguns cuidados que devem ser tomados. O profissional destaca quatro passos a serem seguidos:
-
Procurar um médico, que vai pedir alguns exames, que serão capazes de revelar se você está apto a praticar corridas.
-
Buscar um professor de Educação Física, que vai traçar um programa de treinamentos para alcançar os resultados desejados.
-
Conciliar a corrida com treinamentos de fortalecimento muscular, como musculação ou pilates, que vão ajudar na prevenção de eventuais lesões musculares.
-
Começar de maneira moderada, sem ultrapassar os limites. Inicialmente fazer caminhadas, depois trotes, para finalmente correr.
O professor Jhones dá um recado para aqueles que já estão convencidos a entrar correndo em 2017. “Tenham paciência e perseverança, e logo, vão desfrutar de todos os benefícios físicos e psicológicos que a corrida proporciona”.