Pela primeira vez na história das competições oficiais da Federação Goiana de Futebol (FGF), uma equipe mandou a campo atletas de ambos os sexos para uma partida. Na abertura da Copa Goiás Sub-13, o Flugoiânia convocou quatro jogadoras em um elenco majoritariamente masculino. Uma delas, inclusive, atuou como titular.
Mais das categorias de base
Atlético-GO busca empate contra o Bahia, mas assume lanterna no Brasileirão Sub-17
Vila Nova é derrotado pelo Vasco da Gama e está eliminado da Copa do Brasil Sub-20
Nesta terça-feira (29), a goleira Laurinda e as atletas de linha Maria Júlia, Maria Eduarda e Adryelle foram as atletas debutantes na equipe sub-13 do Flugoiânia. Sob liderança do treinador Robson Freitas, a arqueira atuou a partida toda como titular. Já Maria Júlia e Maria Eduarda entraram em campo na segunda metade do jogo.
A participação das jovens aspirantes na Copa Goiás Sub-13 (e em qualquer competição de base oficial da FGF) está permitida devido a uma portaria baixada pela CBF, que autoriza a partida de atletas de ambos os sexos em competições oficiais. O objetivo é incentivar e impulsionar o futebol feminino desde sua formação.
Em todos os campeonatos de base da FGF, como Copa Goiás Sub-13, Sub-15 e Sub-20 (1ª e 2ª divisão), além da Taça Mané Garrincha Sub-17 (1ª e 2ª divisão), estão permitidas a inscrição tanto de atletas masculinos como femininos para a composição do elenco dos clubes participantes.