5.6 C
New York
domingo, fevereiro 28, 2021
Início Quadra Basquete Basquete: confira 10 partidas de Mundiais que entraram para a história

Basquete: confira 10 partidas de Mundiais que entraram para a história

Esporte Goiano separou alguns jogos da Copa do Mundo de Basquete, organizado pela Fiba (Federação Internacional de Basquete), que são considerados partidas marcantes na história do esporte.

Os critérios para a escolha dessa lista foram o equilíbrio, peso histórico das equipes e partidas que entraram para história por jogadas inacreditáveis.

Mais do Basquete:
Confira uma lista de filmes e série sobre basquete para assistir na quarentena
Assista 10 partidas do Mundial de Basquete Feminino que ficaram marcadas na história

Brasil x Grécia – Copa do Mundo de Basquete 2019

O duelo entre Brasil e Grécia, válido pela fase de grupos do Mundial de Basquete, foi emocionante e decidido por apenas um ponto de diferença. Os olhares da torcida eram quase todo da Grécia, os holofotes estavam todos voltados para Giannis Antetokounmpo, MVP da temporada 2018/19 da NBA, mas quem roubou a cena nessa partida foi Anderson Varejão que comandou a histórica vitória brasileira por 79 a 78.

EUA x Rússia – Copa do Mundo de Basquete 1994

O jogo entre EUA e Rússia, decisão do Mundial de Basquete, marcou a conquista de um título que veio com uma campanha invicta marcada por oito vitórias. Na época, a seleção estadunidense era a atual campeã olímpica e já não contava com os jogadores Patrick Ewing, Charles Barkley, Michael Jordan e Magic Johnson. Porém, naquele Campeonato o mundo viu nascer o ala/pivô Shaquille O'Neal.

Iugoslávia x Grécia – Copa do Mundo de Basquete 1998

A partida válida pela semifinal do Mundial de Basquete, é um jogo memorável por colocar frente a frente: a atual campeã européia e tricampeã mundial, Iugoslávia contra o país-sede do mundial, Grécia. Ambas as seleções protagonizaram um duelo disputado ponto a ponto até o último quarto.

Grécia x EUA – Copa do Mundo de Basquete 2006

O confronto entre Grécia e EUA, válido pela semifinal do Mundial de Basquete, colocou frente a frente duas seleções com desejo de subir ao lugar mais alto do pódio. De um lado os EUA com seu Dream Team: Dwayne Wade, Chris Paul, Carmelo Anthony, Lebron James e companhia. Do outro lado os gregos com: Theodoros Papaloukas, Lazaros Papadopoulos, Vasileios Spanoulis e companhia.

EUA x Brasil – Copa do Mundo de Basquete 2010

O jogo entre EUA e Brasil, válido pela fase de grupos do Mundial de Basquete, é uma partida que podemos dizer “existem derrotas que valem mais que vitórias”. A seleção brasileira comandada por Rubén Magnano se agigantou contra os EUA e fez uma partida decidida na última bola. Vale destacar, que na campanha do título estadunidense esse foi o jogo mais difícil do Dream Team.

Angola x Alemanha – Copa do Mundo de Basquete 2006

A partida entre Angola e Alemanha, válida pela fase de grupo do Mundial de Basquete, não faltou emoção e foi decidida na prorrogação. No tempo regulamentar, o jogo terminou empatado em 69 a 69; o duelo foi decidido no terceiro período da prorrogação, com uma bela atuação do ala-pivô Dirk Nowitzki.

Espanha x Argentina – Copa do Mundo de Basquete 2006

O confronto entre Espanha e Argentina, válido pela semifinal do Mundial de Basquete, é daquelas partidas com roteiro de filme hollywoodiano. De um lado estava a atual campeã olímpica, Argentina com: Luis Scola, Emanuel Ginobili, Andrés Nocioni e uma geração que fez história. Do outro estava a Espanha buscando fazer história com: Pau Gasol, Jorge Garbajosa, Jose Calderon, Felipe Reyes e companhia. A partida foi decidida em uma bola, pelo arremesso de lances livres.

Argentina x EUA – Copa do Mundo de Basquete 2002

O jogo entre Argentina e EUA, válido pela segunda fase do Mundial de Basquete, é uma partida que demonstra o poder da força de um grupo em busca do resultado. Resultado este que consolidou uma geração de jogadores, que fez história com a bola laranja nas mãos.

Iugoslávia x Argentina – Copa do Mundo de Basquete 2002

A partida entre Iugoslávia e Argentina, válida pela final do Mundial de Basquete, é histórica por ter marcado o fim de uma seleção vitoriosa, a da extinta Iugoslávia. Os iugoslavos conquistaram o mundo cinco vezes, além de terem sido três vezes vice campeões mundiais. Mas falando propriamente do embate entre Iugoslávia e Argentina, a partida terminou empatada em 75 a 75, e foi decidida na prorrogação.

Sérvia x Turquia – Copa do Mundo de Basquete 2010

O duelo entre Sérvia e Turquia, válido pela semifinal do Mundial de Basquete, é marcante por colocar a Sérvia, uma seleção com um DNA vitorioso da extinta Iugoslávia, diante da Turquia, seleção anfitriã, que com apoio de sua torcida fez sua melhor campanha no torneio.

 

Gostou? Acompanhe-nos por aqui e pelas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Boa diversão!

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Repórter e Narrador Esportivo na Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

No Jonas Duarte, Grêmio e Anápolis fazem clássico anapolino na estreia do Goianão

Grêmio Anápolis e Anápolis duelam neste domingo (27), às 16h30, pela primeira rodada do Goianão 2021, no estádio Jonas Duarte. As duas...

Goiás mede forças com o Iporá na abertura do Goianão 2021

Iporá e Goiás abrem neste domingo (28) o Goianão 2021. A partida, às 15h30, no Ferreirão, será a primeira da nova temporada...

Na abertura do Goianão 2021, Vila Nova encara o Jaraguá no OBA

Vila Nova e Jaraguá estreiam neste domingo (28) no Goianão de 2021. A bola rola no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), às...

“Time guerreiro”, elogia presidente do Goianésia

A trave do Antônio Accioly separou o Goianésia de seu primeiro título do Goianão. A campanha, porém, foi motivo de orgulho para...

Marcelo Cabo troca Atlético pelo Vasco da Gama

O treinador Marcelo Cabo deixou o Antônio Accioly. O comandante rubro-negro encerra mais uma passagem no Atlético Goianiense depois de ter aceitado...
Anúncio