Faltando quatro jogos para o desfecho do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO está dentro da zona de rebaixamento. Embora não seja uma situação confortável, o Dragão está a apenas um ponto do primeiro clube fora do Z-4, o Cuiabá. Confira alguns cenários da luta contra a queda na Série A.
Mais do Dragão
Saiba como foi a partida diante do São Paulo, no Morumbi
Confira a classificação atualizada do Brasileirão Série A
A matemática é um pouco complexa, mas vamos lá. Atualmente, sete times brigam contra o rebaixamento: Avaí (28 pts), Atlético-GO (33 pts), Ceará (34 pts), Cuiabá (34 pts), Coritiba (35 pts), Red Bull Bragantino (41 pts) e Goiás (42 pts). O lanterna Juventude já não tem mais chances de escapar.
A pontuação máxima que cada equipe poderia chegar até o fim da Série A é a seguinte: Avaí (40 pts), Atlético-GO (45 pts), Ceará (46 pts), Cuiabá (46 pts), Coritiba (47 pts), Bragantino (53 pts) e Goiás (58 pts).
No entanto, a conta não é tão simples assim, por um único motivo: confrontos diretos. Avaí, Ceará, Cuiabá, Coritiba e Bragantino enfrentarão pelo menos um adversário que também briga pelo rebaixamento, sendo que o Avaí fará isso duas vezes. Por isso, qual a real estimativa?
As chances do Atlético-GO escapar
Primeiramente, vamos isolar os clubes que não têm confrontos diretos, e colocá-los em um cenário de quatro vitórias em quatro jogos. Assim, o Atlético-GO chegaria a 45 pontos e o Goiás a 58. Naturalmente, o Verdão já teria escapado do descenso a essa altura.
Eliminando os confrontos diretos das outras equipes, em um primeiro momento, o Avaí poderia chegar aos 34 pontos; Ceará e Cuiabá, aos 43; o Coritiba, aos 44; e o Bragantino, aos 50. Destes, apenas o Massa Bruta já teria escapado do descenso a essa altura.
Com isso, ficariam na berlinda Avaí, Ceará, Cuiabá e Coritiba. No entanto, como o Avaí está cinco pontos atrás do Atlético-GO, a preocupação real é com os outros três times.
Se o Ceará chegar ao seu potencial máximo de 46 pontos, o Avaí automaticamente só poderia chegar aos 37. No final das contas, a conta primordial se coloca no duelo entre Cuiabá e Coritiba.
Se o Cuiabá ganhar esse jogo, o Coritiba poderia chegar no máximo aos 41 pontos. Se o Coritiba ganhar, o Cuiabá poderia chegar no máximo aos 43 pontos. Em caso de empate, o Cuiabá só poderia alcançar os 44, enquanto o Coritiba só chegaria aos 45.
Conclusão das contas
Se o Atlético-GO vencer todas as quatro partidas, Ceará, Bragantino e Goiás também, e Cuiabá e Coritiba empatarem na última rodada, o Dragão seria rebaixado porque ficaria com uma vitória a menos em relação ao Coxa.
Porém, isso é muito difícil de acontecer. O Dragão, aliás, pode se ver do lado de fora da zona da degola já na próxima rodada, em caso de vitória sobre o Santos e tropeços de Ceará e Cuiabá.
Confira os últimos jogos de cada time ainda ameaçado pelo rebaixamento na Série A:
- Avaí: Red Bull Bragantino (casa), Santos (fora), Ceará (casa), Flamengo (fora)
- Atlético-GO: Santos (casa), Fortaleza (fora), Athletico (casa), América-MG (fora)
- Ceará: Fluminense (casa), Corinthians (fora), Avaí (fora), Juventude (casa)
- Cuiabá: Botafogo (fora), Palmeiras (casa), Atlético-MG (fora), Coritiba (casa)
- Coritiba: Juventude (fora), Flamengo (casa), Corinthians (casa), Cuiabá (fora)
- Red Bull Bragantino: Avaí (fora), América-MG (casa), Fortaleza (fora), Fluminense (casa)
- Goiás: Corinthians (casa), Athletico (fora), Juventude (casa), Fluminense (fora), São Paulo (casa)