5.6 C
New York
quarta-feira, fevereiro 11, 2026
- Anúncio -
InícioFutebolAmadorCom presença de lendas do esporte brasileiro, Fórum Estadual debate gestão e...

Com presença de lendas do esporte brasileiro, Fórum Estadual debate gestão e formação

Goiânia recebeu, nesta quarta-feira (12), a primeira edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva – Goiás. Com 876 inscritos, o evento foi realizado no ginásio Rio Vermelho, no centro da capital, e contou com palestras de nomes como Magic Paula (basquete), Lars Grael (vela) e André Heller (vôlei).

O trio de desportistas lendários, com dezenas de conquistas nacionais e internacionais (incluindo medalhas olímpicas), está ligado ao Cômite Brasileiro de Clubes (CBC). A entidade promoveu o evento, em parceria com a Assiação Vôlei Pró e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel). 

“Hoje trabalhamos a inclusão esportiva de todos os municípios goianos, pensando em planejamento de gestão para os próximos 10 anos. A importância do Fórum é abrir o diálogo com atletas e gestores para desenvolver o esporte goiano, para dar melhores oportunidades e resultados para todos”, explicou Rudson Guerra, secretário de Esporte e Lazer.

Com quatro participações olímpicas e duas medalhas, Lars Grael emocionou os presentes durante sua palestra, relembrando o início no esporte, as dificuldades e conquistas, além do acidente que o fez perder a perna em 1998, com a resilência e volta ao esporte, resultando no título mundial de 2015. 

“O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Temos que fomentar políticas públicas e projetos sociais para trabalhar nesse sentido”, salientou, em entrevista. Inclusive, Lars é responsável, ao lado de familiares, como o irmão Torben (também multicampeão), pelo projeto Grael, que revela talentos na vela. O projeto democratiza o acesso de jovens à modalidade.

Referências das quadras

Embaixadora do CBC, Magic Paula foi uma das maiores atletas do basquete brasileiro, ao lado de Hortência. Além de lembrar momentos marcantes da década de 90, como o ouro pan-americano e mundial, além do vice olímpico de Atlanta-1996, a ex-armadora frisou a importância dos jovens. Além disso, apontou a necessidade de mais cuidado na formação de atletas e gestores.

“O trabalho de formação de atletas está sendo olhado com muito carinho, essa é a função do fórum e do comitê de clubes. Temos essa oportunidade muito boa de conversar com gestores e profissionais de educação física, que são pessoas ligadas à formação esportiva na base. É fundamental ampliar o leque de ação”.

Com uma palestra bastante interativa com a plateia, o ex-central André Heller contou detalhes da geração mais vitoriosa da história do vôlei. “Temos o foco de aprimorar a formação de novos atletas do Brasil e o Fórum é uma ferramenta para a gente potencializar esse movimento. É uma oportunidade de troca com todos os participantes. Podemos compartilhar com atletas e gestores a nossa experiência e nosso conhecimento dentro do esporte”, explicou.

Também fizeram apresentações: Emerson Appel (gerente de esportes e relações institucionais do CBC) e Fernando Mezzadri (coordenador geral do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva – IPIE). Goianos com participações olímpicas, Dante Amaral e Janildes Fernandes também acompanharam o evento de perto.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.
Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano e repórter da TV Record Goiás. Trabalhou também na Conmebol TV, CBF TV, Dazn, SportyNet, Canal Nosso Futebol, TV Brasil Central, Rádio Positiva FM. Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio e TV Sagres, jornal O Popular, MyCujoo, Eleven Sports, CBDU e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) de Goiás.
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -


error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!