Goiânia recebeu, nesta quarta-feira (12), a primeira edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva – Goiás. Com 876 inscritos, o evento foi realizado no ginásio Rio Vermelho, no centro da capital, e contou com palestras de nomes como Magic Paula (basquete), Lars Grael (vela) e André Heller (vôlei).
O trio de desportistas lendários, com dezenas de conquistas nacionais e internacionais (incluindo medalhas olímpicas), está ligado ao Cômite Brasileiro de Clubes (CBC). A entidade promoveu o evento, em parceria com a Assiação Vôlei Pró e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel).
“Hoje trabalhamos a inclusão esportiva de todos os municípios goianos, pensando em planejamento de gestão para os próximos 10 anos. A importância do Fórum é abrir o diálogo com atletas e gestores para desenvolver o esporte goiano, para dar melhores oportunidades e resultados para todos”, explicou Rudson Guerra, secretário de Esporte e Lazer.
Com quatro participações olímpicas e duas medalhas, Lars Grael emocionou os presentes durante sua palestra, relembrando o início no esporte, as dificuldades e conquistas, além do acidente que o fez perder a perna em 1998, com a resilência e volta ao esporte, resultando no título mundial de 2015.
“O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Temos que fomentar políticas públicas e projetos sociais para trabalhar nesse sentido”, salientou, em entrevista. Inclusive, Lars é responsável, ao lado de familiares, como o irmão Torben (também multicampeão), pelo projeto Grael, que revela talentos na vela. O projeto democratiza o acesso de jovens à modalidade.
Referências das quadras
Embaixadora do CBC, Magic Paula foi uma das maiores atletas do basquete brasileiro, ao lado de Hortência. Além de lembrar momentos marcantes da década de 90, como o ouro pan-americano e mundial, além do vice olímpico de Atlanta-1996, a ex-armadora frisou a importância dos jovens. Além disso, apontou a necessidade de mais cuidado na formação de atletas e gestores.
“O trabalho de formação de atletas está sendo olhado com muito carinho, essa é a função do fórum e do comitê de clubes. Temos essa oportunidade muito boa de conversar com gestores e profissionais de educação física, que são pessoas ligadas à formação esportiva na base. É fundamental ampliar o leque de ação”.
Com uma palestra bastante interativa com a plateia, o ex-central André Heller contou detalhes da geração mais vitoriosa da história do vôlei. “Temos o foco de aprimorar a formação de novos atletas do Brasil e o Fórum é uma ferramenta para a gente potencializar esse movimento. É uma oportunidade de troca com todos os participantes. Podemos compartilhar com atletas e gestores a nossa experiência e nosso conhecimento dentro do esporte”, explicou.
Também fizeram apresentações: Emerson Appel (gerente de esportes e relações institucionais do CBC) e Fernando Mezzadri (coordenador geral do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva – IPIE). Goianos com participações olímpicas, Dante Amaral e Janildes Fernandes também acompanharam o evento de perto.

