5.6 C
New York
terça-feira, dezembro 7, 2021
Início Futebol Atlético Clubes goianos lamentam cancelamento da Copa São Paulo em 2021

Clubes goianos lamentam cancelamento da Copa São Paulo em 2021

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o principal torneio sub-20 do Brasil e abrange times de todas as regiões do país. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, a competição foi suspensa em 2021.

 

Desde 1969, quando a Copa São Paulo foi criada, o torneio não ocorreu apenas em 1987. Na ocasião, a transição da organização do campeonato, que estava passando da prefeitura para a Federação Paulista de Futebol (FPF), inviabilizou a competição.

- Anúncio -

Em contato com o Esporte Goiano, os representantes de Atlético-GO, Goiás, Vila Nova e Trindade comentaram a respeito do cancelamento da Copinha em 2021.

ATLÉTICO-GO

De acordo com Raphael Miranda, treinador da equipe sub-20 do Atlético-GO, profissional que trabalha com categorias de base há mais de 10 anos, o adiamento da Copa São Paulo de Juniores em 2021 será “esportivamente ruim para a evolução dos atletas, mas neste momento de pandemia temos que entender está situação”, declarou.

GOIÁS

O diretor das Categorias de Base, Osmar Lucindo, revelou tristeza por parte do clube na decisão do adiamento da maior competição sub-20 do Brasil.

“A decisão da FPF em suspender a Copa São Paulo em 2021 causou e deixou o dia do nosso Goiás Esporte Clube muito triste, pois muitos sonhos de atletas foram desfeitos. É a maior competição de base do mundo. Com mais de 50 anos, é o evento esportivo, no qual todos os olhos se voltam para São Paulo, pela idade dos atletas e por ser no mês de janeiro, onde o futebol profissional está parado ou em fase de pré-temporada”, opinou.

O dirigente esmeraldino revelou que o Goiás entende o posicionamento da FPF, mas traçará outras alternativas, na tentativa de incluir mais de 15 atletas com os atletas nascidos em 2001 e 2002, que estão na disputa do Brasileirão sub-20.

No entanto, Osmar Lucindo revelou que vê com bastante entusiasmo o compromisso firmado por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, em permitir a participação dos atletas nascidos no ano de 2001 na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022.

VILA NOVA

O membro do Conselho de Administração das Categorias de Base, Olímpio Jayme Neto, não se mostrou surpreso com o cancelamento da Copa São Paulo de Futebol Junior, na próxima temporada.

“Recebemos a confirmação daquilo que já era esperado, pois a cada dia que se passava estava mais próximo da Copinha. Sabemos que a Copinha exige uma logística muito grande, pois é um campeonato que reuniu 126 equipes na última edição, e isso demanda uma burocracia no registro de atletas. Até então, a Federação Paulista não tinha nos repassado nenhuma data de inscrição e como não tinha havia nenhuma movimentação, já esperávamos a não realização da Copinha em 2021”, revelou.

Em relação aos impactos no calendário da equipe sub-20, o dirigente destacou que a classificação do Vila Nova para a segunda fase do Brasileiro de Aspirantes, torneio no qual o time colorado está utilizando em sua maioria atletas com idade até 20 anos, esticou o calendário da equipe até 21 de dezembro.

“Se nossa equipe tivesse sido eliminada na primeira fase do Aspirantes, o sub-20 do Vila estaria de férias. Mas, como classificamos temos jogo garantido até 21 de dezembro. Classificando novamente para a próxima fase, que será a semifinal, voltamos a jogar novamente no mês de janeiro. Então, como não estávamos contando com a Copinha, por acreditarmos que não seria disputada, o nosso calendário do sub-20 depende, exclusivamente, do Brasileirão de Aspirantes”, afirmou Olímpio.

O dirigente colorado frisou que o Vila Nova deseja buscar a classificação à semifinal do Brasileiro de Aspirantes e após o desfecho da competição, planeja aproveitar os jogadores do elenco sub-20 na disputa da Copa Verde.

TRINDADE

O presidente executivo, Eleograce Alves da Silva, declarou que o Tacão recebeu com muita tristeza a notícia da suspensão da Copinha em 2021, pois confiava que a vaga seria do clube.

“Impacto muito grande, pois tivemos que replanejar nossos trabalhos, mandamos para suas casas aqueles atletas de outras regiões do país que estavam se mantendo em Trindade por conta própria. Diante desse cenário, trabalharemos até o dia 19 de dezembro com captação de atletas para quando voltarmos em fevereiro termos o esqueleto de uma equipe”, revelou o dirigente.

Segundo Alves, por conta da pandemia a categoria sub-20 do Trindade teve o prejuízo de quase um ano de trabalho sem calendário previsto. Diante disso, o compromisso firmado pela FPF, em permitir a participação dos atletas nascidos no ano de 2001 na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022, não foi visto com bons olhos pelo dirigente.

“Quanto a idade a ser alterada para 21 anos acho uma loucura, pois vai favorecer o atleta 2000 e prejudicar o atleta 2001. Ou você acha que se eu posso levar um time de 21 anos vou querer levar o de 20 anos? Só se for acima da média”, indagou.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Anúncio

Últimas

Fora de casa, Atlético-GO consegue virada contra o Inter e encosta no G-8 da Série A

Pela primeira vez na história, o Atlético-GO derrotou o Internacional no Beira-Rio. Pela 37ª rodada da Série A, o Dragão saiu atrás...

Veja como foi: Internacional 1×2 Atlético-GO – 37ª rodada da Série A

Com a permanência assegurada na Série A e uma possibilidade de vaga na Pré-Libertadores de 2022, o Atlético-GO enfrenta o Internacional nesta...

Times goianos revelam pré-listas de atletas para a Copinha de 2022

No ano que vem, Goiás, Vila Nova, Atlético e Aparecidense serão os representantes goianos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com...

Rensga BitPreço revela lineup para o CBLOL de 2022

De olho na próxima temporada do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), a Rensga BitPreço sacramentou sua renovação de elenco e...

Confira a tabela da Copa Brasil taça cidade de Goiânia de basquete sub-17

O Ginásio Rio Vermelho irá sediar a Copa Brasil Taça Cidade de Goiânia de basquete sub-17, entre os dias seis a 12...
Anúncio