Em Goiânia, os recentes atropelamentos de ciclistas foram os estopins para uma mobilização imediata por mais segurança no trânsito. O ato, chamado “Movimento ConViva”, aconteceu na manhã de terça-feira (14), às 07h. Na ocasião, ele reuniu diversos atletas da área na rotatória do Residencial Jardins Verona. A ideia principal era reforçar a necessidade do respeito e do compartilhamento seguro das vias.
Mais do ciclismo goiano:
Raiza Goulão encerra temporada com mais duas medalhas de ouro;
Campeonato Goiano de Ciclismo define mais campeões em três modalidades
Devido à importância do assunto, o movimento ultrapassou as fronteiras de Goiás, mobilizando mais de 15 cidades brasileiras. No caso, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Cuiabá, João Pessoa, Fortaleza e Curitiba realizaram atos coordenados no mesmo dia. Outras que também contaram com a iniciativa foram: Uberlândia-MG, São José dos Campos-SP, Pelotas-RS e Ribeirão Preto-SP.
Vale lembrar que, de acordo com o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista precisa estar a 1,5m de distância, lateralmente, do ciclista. A medida também é válida para os casos de ultrapassagem. Caso ela não seja cumprida, o infrator está sujeito à multa, e ainda pode levar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).