No último domingo (12), o Parque Botafogo, em Goiânia, recebeu o Campeonato Goiano de BMX Racing de 2021. Com 16 categorias distintas no feminino e masculino, a competição definiu os seus campeões estaduais da modalidade com competidores de todas as idades, desde os cinco anos até além dos 50.
Mais do ciclismo
Veja mais informações sobre o Goiano de BMX Racing
Desafio BMX do Cerrado é concluído em Goiânia
De acordo com Emanuel Muniz, um dos organizadores do torneio, o Campeonato Goiano de BMX Racing foi bem-sucedido. “Um evento bastante tranquilo, muitas famílias prestigiando e com boas disputas. Foi a confirmação de uma nova geração de atletas que vem surgindo”, afirmou ao Esporte Goiano.
Infantil/juvenil
Vamos começar os resultados por ordem de idade. Na categoria “boys 5/6 anos”, João Paulo Luz de Oliveira ficou à frente de Marcos André Santos, o seu único competidor. Na “boys 7/8 anos”, Davi Miranda Pereira conseguiu o título em um grupo de seis participantes no total, incluindo ele mesmo. Na “boys 9/10 anos”, a situação foi parecida com a primeira: com apenas dois integrantes, Davi Belota conseguiu superar Davi Aragão.
Em “boys 11/12 anos”, Arthur Dornelas Queiroz de Almeida ficou no lugar mais alto do pódio entre cinco participantes totais. Em “boys 13/14 anos”, três ciclistas marcaram presença e Guilherme de Jesus Guerra se deu melhor. Em “boys 15/16 anos”, João Pedro Daineze Andrade ganhou de seus dois adversários.
Feminino
Entre as mulheres, Ana Clara Matos de Oliveira venceu a categoria “girls 5/9 anos” contra três adversárias. Na “girls 10/14 anos”, Débora Matos de Oliveira bateu Bianca Matos de Oliveira. Na categoria “women 15+”, houve uma situação diferente. Maria Eduarda Dornelas (foto à esquerda) era a única participante, e correu com competidoras de outras categorias para não largar sozinha. Porém, como única representante da sua modalidade, ficou automaticamente com o título.
Adulto Masculino
Na “men 17/24 anos”, Emanuel Guerreiro Cardoso foi o único integrante, a exemplo da categoria anterior. Em “men 25/29 anos”, cinco ciclistas competiram e Maycon Skowronski Caldeira ficou em primeiro. Na “men 30+”, Douglas Eduardo Galvão Santos ultrapassou a linha de chegada antes de três outras pessoas, e na “elite men 19 anos+” foi Alexandre de Pina Vieira quem conseguiu o feito diante de cinco adversários.
Na “cruiser open”, Kássio Santos Ferreira triunfou também com cinco competidores no total. No “cruiser master 40”, eram quatro ciclistas, e Carlos José Caieira da Silva foi quem terminou na frente. Por fim, no “cruiser master 50+”, Ricardo Elias Gonçalves deixou para trás os seus dois rivais na categoria.