As categorias de base do Vila Nova irão disputar os Torneio sub-17 e sub-20 da Federação Goiana de Futebol (FGF), que foram criados para substituir o Campeonato Goiano de ambas as categorias.
De acordo com o regulamento da competição, as equipes que se sagrarem campeãs do Torneio FGF serão indicadas pela Federação como representantes do futebol goiano na Copa do Brasil da respectiva categoria (sub-17 e sub-20) em 2021, caso seja respaldada pela CBF.
Mais do Tigrão:
FGF divulga tabelas dos Torneios sub-17 e sub-20; confira!
Vila Nova almeja conseguir certificado de clube formador até o fim de 2020
Vila Nova sub-20

A equipe sub-20 do Vila Nova se reapresentou no dia 05 de agosto e de acordo com Rafael Fernandes, coordenador das categorias de base, após quase 1 mês de retorno das atividades o grupo já está perto da preparação física ideal.
“O sub-20 já temos quase 1 mês de retorno das atividades, e os atletas voltaram em padrões diferentes, de treino, e fisicamente muito abaixo. Então, tivemos que remontar todo nosso planejamento das atividades, mas agora, já estamos alinhando todo grupo e chegando perto daquilo que acreditamos que seja o ideal. Realizamos alguns amistosos de preparação e tem sido de grande valia pra dar um ritmo melhor aos atletas; Temos inclusive um amistoso na sexta, contra a equipe principal do Goianésia, que será de um novel muito bom para nossa equipe”, avaliou em entrevista ao Esporte Goiano.
O treinador da equipe sub-20, Gustavo Nabinger, relatou que aos poucos os atletas estão recuperando a condição anterior a parada e a ideia é fazer um amistoso por semana até a estreia. Na visão do comandante colorado, o Torneio FGF lembra um pouco à Copa São Paulo de Futebol Junior.
“A competição terá uma sequência de jogos semelhante à da Copa São Paulo (até a final), o que pode ser interessante em relação a preparação. Ainda que eu, particularmente, preferisse que fosse pontos corridos, pelo número maior de jogos e necessidade de manter a regularidade”, afirmou ao EG.
O comandante colorado ressaltou que o objetivo do Vila Nova será competir pelo título sempre, mas avaliar o trabalho em categorias de base apenas por conquistas é algo simplista.
“Sempre vamos entrar pra vencer. Quem está no Vila Nova deve se acostumar a isso. Mas vencer ou não, é circunstancial. Podemos uma fazer uma competição perfeita e na final estar num mau dia ou ter um erro de arbitragem (que é algo que não podemos controlar) e ser vice. Ou o contrário, sermos irregulares durante a competição, apresentarmos pouco desenvolvimento dos atletas e, ainda assim, acabarmos campeões. Portanto, julgar o sucesso ou fracasso de um trabalho, especialmente na formação, por um título sempre me pareceu simplista. Prefiro parâmetros que podemos controlar, como ser competitivos, lutar, fazer o máximo sempre; jogarmos bem, apresentar evolução coletiva e individual constantemente. Honrar a camisa que vestimos e fazer com que o torcedor tenha orgulho da base vilanovense”.
Vila Nova sub-17
Em relação ao elenco colorado do sub-17, Rafael Fernandes lembrou que as atividades do time sub-17 ainda não foram retomadas, mas estão acontecendo de forma remota e a previsão é de retornar presencialmente na segunda quinzena de outubro.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!

As últimas conquistas das categorias de base do Vila Nova aconteceram na temporada de 2017. O time sub-20 conquistou a Copa Goiás sub-19, antes disso havia sido bicampeão da Copa Goiás sub-20 em 2015 e 2016 e campeão Goiano sub-20 em 2015. Já a equipe sub-17 foi bicampeão da Taça Mané Garrincha sub-17 de 2016/2017, anteriormente havia conquistado a Taça Mané Garrincha sub-17 em 2014 e a Copa Goiás sub-17 em 2013.
Para Rafael Fernandes, a conquista do título do Torneio da FGF será importante para consolidar o trabalho que vem sendo realizado. “Com certeza, é um dos nossos objetivos a conquista dos dois títulos. Será muito bom conquistarmos esse campeonato para respaldar o trabalho e colocar o Vila no lugar que merece e nunca deveria ter saído que é o topo de todas as competições que participa”.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.