Os representantes de Goiás fizeram, em 2024, a pior campanha do estado na Copa São Paulo em dez anos. Dos quatro times goianos, apenas um – o Atlético-GO – passou da primeira fase, o que não acontecia desde 2014.
A diferença é que, naquele ano, o estado tinha apenas três equipes na disputa e apenas o campeão de cada grupo e mais os dez melhores índices técnicos avançavam. O único a passar da primeira fase há dez anos foi o Goiânia.
Mais da Copinha
Apenas o Atlético-GO segue vivo após a primeira fase
Vice-campeão na edição de 2013, o Goiás foi último colocado numa chave com Santa Cruz, São Mateus-ES e Linense-SP. A única vitória esmeraldina veio diante dos capixabas, por 5 a 0. Nos outros dois, revezes por 1 a 0 e 2 a 1.
O Vila Nova, por sua vez, empatou com América-MG em 2 a 2 e com o CSP-PB em 0 a 0. Como foi derrotado pelo Atibaia por 3 a 0, também terminou em último na sua chave. O Goiânia salvou a honra goiana avançando num grupo com Red Bull Brasil-SP, Avaí e Mogi Mirim. No entanto, caiu logo na segunda fase, ao ser goleado pelo América-MG por 4 a 1.
Em 2024, Goiás, Trindade e Vila Nova deram adeus de forma precoce. O Verdão perdeu os dois primeiros jogos – para Madureira e Portuguesa – e de nada adiantou vencer o União Suzano. O Tacão decidiu a vaga na última partida, contra o XV de Piracicaba, mas também ficou de fora. O Tigrão caiu para o Tanabi no duelo que decidiu a classificação e viu os paulistas se classificarem junto com o Náutico.
O Atlético-GO, por sua vez, fez uma campanha com 100% de aproveitamento e se classificou para pegar o Marília, nesta sexta-feira (12), no Bento de Abreu.