5.6 C
New York
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioFutebolFutebol GoianoCBF reduz estaduais e prolonga Série D no calendário de 2020

CBF reduz estaduais e prolonga Série D no calendário de 2020

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (3) o calendário do futebol brasileiro para 2020. As principais novidades são a redução dos campeonatos estaduais em duas datas, de 18 para 16, e a ampliação da Série D, de 16 para 26 datas.

Com a extensão da quarta divisão nacional, Goiânia, Goianésia e Crac foram beneficiados e farão, no mínimo, 14 jogos no torneio.

Mais
Clique e veja o calendário
Relembre como foram distribuídas as vagas para a Série D

- Anúncio -

O enxugamento dos torneios dos estados foi feito para que o calendário deixe livre as datas Fifa no próximo ano. A temporada de 2020 começará em 22 de janeiro e terminará em 6 de dezembro. As férias para atletas e comissão técnica vão de 9 de dezembro deste ano a 7 de janeiro. A pré-temporada compreende o período entre 8 e 21 de janeiro.

Calendário dos Estaduais

Os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril.

Série A

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C

Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

Série D estendida

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil

As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.

Conheça os maiores apoiadores do site Esporte Goiano: WB Companies e Connect Media.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P