A espera finalmente acabou. Na noite desta sexta-feira (1º), o Brasil estreou em Goiânia na Copa do Mundo Sub-17. Numa noite com mais de 9 mil torcedores no Estádio Olímpico, a Seleção venceu a Angola por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Talles Magno (Vasco) e Gabriel Verón (Palmeiras). Além disso, no jogo de mais cedo, o Equador superou a Hungria pelo placar de 3 a 2 com os cinco gols marcados no segundo tempo.
Com estes resultados, o Brasil se classificou em primeiro do Grupo A, com 9 pontos (3 vitórias em 3 confrontos). A Angola passou em 2º, com duas vitórias. Ou seja, seis pontos. A Nova Zelândia espera para saber se passou entre os melhores terceiros colocados. Na Chave B, o Equador se classificou em segundo (6 pts), enquanto a Hungria ficou pelo caminho.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (06), no Estádio Bezerrão, em Brasília, às 20h. O time de Guilherme Dalla Déa terá que esperar até a noite de domingo (03) para conhecer seu adversário nas oitavas – o 3º melhor entre os terceiros colocados.
Hungria 2×3 Equador
O primeiro jogo da noite desta sexta-feira (1º), no Estádio Olímpico, ficou marcado por dois tempos distintos. Se no primeiro tempo faltou emoção, no segundo saíram cinco gols, com direito à virada. Para não dizer que a etapa inicial não teve nada, um pênalti foi marcado para o Equador. Porém, os responsáveis pelo VAR recomendaram que o juiz revesse o lance e o árbitro anulou a penalidade.
Já na etapa complementar, fortes emoções. Logo aos 5 minutos, o artilheiro da noite, Nemeth, abriu o marcador. O centroavante recebeu na entrada da área, ajeitou com a coxa e soltou uma bomba. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Os equatorianos conseguiram reação relâmpago na casa dos 20 minutos. Primeiro com Pedro Vite e, depois, Mercado virou para os sul-americanos, num intervalo de dois minutos.
Nemeth ainda conseguiu deixar a Hungria com um empate pouco tempo depois, mas não foi o suficiente. Isso porque Mina recebeu a bola na entrada da área aos 40 minutos e selou a classificação do Equador – com um chute preciso – e, ao mesmo tempo, a desclassificação húngara.
Ficha técnica
Hungria 2×3 Equador – Grupo B da Copa do Mundo Sub-17 (3ª rodada)
Data: 1º de novembro de 2019
Horário: 17h
Local: Estádio Olímpico; Goiânia (GO)
Árbitro: Ning Ma (China)
Auxiliares: Xiang Shi (China) e Yi Cao (China)
Cartões amarelos: Horvath (HUN)
Gols: Nemeth (5′ do 2º tempo e 27′ do 2º tempo) (HUN); Pedro Vite (21′ do 2º tempo), Mercado (23′ do 2º tempo) e Mina (40′ do 2º tempo) (EQU)
Público: 890 pessoas
Hungria: Hegyi; Horvath, Balogh e Barath; Kata, Major (Kosznovszky), Posztobanyi, Komaroni, Ominger (Laszlo); Nemeth e Molnar (Mester)
Técnico: Sandor Preisinger
Equador: López; Moran (Chávez), Hincapie, Delgado e Cabezas; Angulo, Pluas, Mercado e Vite (Farfán); Mina e Mejia (Valencia)
Técnico: José Rodríguez
Angola 0x2 Brasil
Assim como a primeira partida, a vitória do Equador sobre a Hungria por 3 a 2, o primeiro tempo do jogo brasileiro também foi para lá de morno e mais agitado na etapa complementar. Na verdade, a Angola ficou até mais perto do gol no primeiro tempo diante do Brasil.
Porém, o técnico Guilherme Dalla Déa parece ter ajeitado a casinha no intervalo. A Seleção Brasileira foi muito superior no segundo tempo. A Canarinho fez o que os africanos não conseguiram na etapa inicial: aproveitou as chances que teve. Aos 23, depois de cruzamento da esquerda, Henri cabeceou para o gol. Talles Magno conferiu e desviou para o fundo das redes.
Na marca dos 32 minutos, o Brasil ampliou. E fechou a sua participação na fase de grupos com chave de ouro. Gabriel Verón roubou a bola no meio campo e passou por vários defensores angolanos. O atacante do Palmeiras invadiu a área, só tirou do goleiro Cambila e finalizou rasteiro, no cantinho. Festa da torcida brasileira que deu o maior público da Copa do Mundo Sub-17 em Goiânia até aqui. Caso o Brasil passe para as quartas, retorna para Goiânia.