5.6 C
New York
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioFutebolAtléticoAtlético reage com campanha de G4, mas ainda tem 85% de risco...

Atlético reage com campanha de G4, mas ainda tem 85% de risco de rebaixamento

O pulso ainda pulsa. A letra da famosa música dos Titãs nunca fez tanto sentido para o torcedor atleticano. O Dragão reagiu no Brasileirão, venceu as últimas três partidas fora de casa e tem campanha de G4 no returno do campeonato nacional. Nos sete primeiros jogos da segunda metade, apenas Botafogo (15) e Cruzeiro (14) somaram mais pontos. O Vitória tem os mesmos 13 pontos.

Apesar do excepcional aproveitamento de quase 62% no segundo turno, o Atlético terá que lutar até o fim para escapar da Série B. De acordo com o site ‘Chance de Gol’, do matemático Marcelo de Arruda, o Dragão tem 85.3% de risco de cair.

A péssima campanha na primeira metade é responsável por isso. Nos primeiros 19 jogos, o aproveitamento de 21% rendeu ao clube rubro-negro apenas 12 pontos na tabela, um a menos do que o conquistado apenas em sete partidas no returno.

- Anúncio -
Mais do Dragão

Se a matemática é cruel, as últimas atuações são um alento. O time reencontrou um futebol competitivo. Se não chega a ser dominante, é eficaz. Com a defesa encaixada e velocidade nos contragolpes, o Atlético achou em Luiz Fernando um fator decisivo, seja na armação ou definição de jogadas.

O resultado da arrancada foi reduzir para seis pontos a distância para o Fluminense, atual 16º colocado. Embora deixar o Z4 ainda pareça distante, há vislumbre e luz no fim do túnel. A manter os atuais 61,9% de aproveitamento no segundo turno, o Dragão conquistaria 22 ou 23 pontos a mais na tabela. Somando-se aos atuais 25, o Rubro-Negro chegaria a 47 ou 48. A pontuação, conforme análise de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deixaria o clube com apenas 0,4% de risco de queda.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P