Dois atletas goianos conquistaram medalhas de prata na modalidade sub-15 do Campeonato Brasileiro de Judô. Arthur de Oliveira Phádua, na categoria de até 55kg, e João Gabriel Melo Martins Moura, na categoria de até 60kg, sagraram-se vice-campeões na competição que foi disputada no Ginásio do Tarumã, em Curitiba (PR).
Mais das lutas
Caldas Novas sedia o Brasileiro de Taekwondo de Faixas Coloridas
Veja fotos da 7ª etapa do Campeonato Goiano de Judô, em Anápolis
No Campeonato Brasileiro de Judô, a delegação goiana viajou com 11 atletas no sub-13 e 18 no sub-15. “Disputa muito forte, nível alto, além de um grande número de participantes”, analisa Josmar Amaral, da Federação Goiana de Judô (Fegoju), ao EG.
O estado de Goiás, que terminou em 5º lugar na modalidade masculina, conseguiu alcançar duas finais. Ambas foram de judocas treinados pelo professor Bruno Pires, do Projeto Bom Pastor, de Goiânia.
Segundo ele, Arthur e João Gabriel costumavam ganhar dos mesmos adversários que enfrentaram nas finais do Brasileiro de Judô, nas ocasiões em que se confrontaram no Campeonato Brasiliense. Porém, o professor acredita que a pressão pesou contra os dois goianos. Mesmo assim, o saldo é positivo.
“Minha avaliação é de que os atletas de Goiás se saíram muito bem. Apesar de todas as dificuldades financeiras, se superam todos os dias tanto para continuar treinando e participando de campeonatos fora do estado”, aponta Bruno Pires.
A importância do apoio
O professor também fez questão de agradecer ao apoio da Fegoju, por meio de Josmar Amaral, por conta do incentivo ao judô em Goiás. Somente assim, os atletas podem continuar competindo.
“Para nós da periferia, que trouxemos dois vice-campeões brasileiros, a superação ainda é maior. Nosso projeto tem realizado um trabalho de excelência com pouco recurso financeiro, e precisamos de parcerias para dar continuidade ao nosso trabalho, oferecendo mais condições aos nossos atletas”, finaliza Bruno Pires.