Duas caratecas anapolinas são destaques nacionais. Uma é Ana Luíza Rodrigues Ramos, 22, e a outra Maria Geovana Rodrigues, 18, que integraram a seleção goiana na disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê, no período de 7 a 9 de setembro, em Brasília (DF). Elas pertencem a equipe da Academia Manssei Dojô/Sesi/CPMGO Unidade Cézar Toledo.
Leia mais sobre lutas no Estado!
O técnico e responsável pela academia, Luiz Eduardo Pereira de Freitas – faixa preta e praticante do esporte há 32 anos – evidencia a capacidade técnica das atletas e seu potencial de evolução no esporte. Segundo ele, a formação do Karatê vai além dos limites do esporte, “também colabora para moldar o caráter e a personalidade da pessoa”.
Para Freitas ainda há muitos espaços para o Karatê crescer em Anápolis. A prática atualmente está limitada a academias particulares e poucas escolas. O desafio é popularizar o Karatê, com a ramificação da prática nas redes públicas de educação e em núcleos esportivos que poderiam ser criados nas diversas regiões da cidade.
Entre as mais de 100 atletas que formaram a Seleção Goiana para a disputa do Campeonato Brasileiro, nada menos que 32 eram de Anápolis. A competição teve representantes de 22 estados e também abrigou o Open Internacional, com participação de seis países. Ao todo foram mais de 1,6 mil competidores. Freitas informou que além da Academia Manssei Dojô, Sesi e CPMGO, teve apoio logístico das secretarias de Esportes e Lazer, e de Cultura de Anápolis.
A equipe de competições SESI Jaiara conquistou 32 medalhas: Brasileiro CBKI – 6 ouros, 7 pratas e 15 bronzes; Open Internacional – 2 pratas e 2 bronzes.
Veja os campeões abaixo:
Alberto Santos Entreportes
Kata e Kumitê
Categoria 11/12 anos vermelha e Laranja – masculino
Ana Luiza Mendonça
Kumitê adulto vermelha a verde – Feminino
Guedes Silvestre de Freitas
Kata – master masculino – vermelha/ laranja
Ana Luiza Ramos
Kumitê adulto vermelha a verde – Feminino
Iasmim dos Santos Brandão
Ouro no kumite infanto juvenil – amarela a amarela – 13 a 14 anos
Seleção Brasileira
O desempenho técnico de Ana Luíza e Maria Geovana no Brasileiro e na temporada chamou a atenção do técnico da seleção, João Donizete de Oliveira. Ambas foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira de Karatê, que vai disputar o Mundial da Eslováquia em 2019. Ana Luíza ficou em primeiro lugar no Kumite Individual Adulto, categoria de faixas vermelha a verde; e Maria Geovana em terceiro lugar no Kumite Individual Adulto, categoria de faixas roxa a preta.
Ana Luíza pratica Karatê desde os 13 anos, “é uma paixão que tenho”. Estudou no Colégio da Polícia Militar Dr. Cézar Toledo, onde teve oportunidade de conhecer vários esportes, “passei por muitos, mas o Karatê me conquistou”. Além de dividir o tempo entre o esporte e a profissão – é formada em Farmácia – ainda encontra espaço para outras atividades. Gosta de política (foi candidata a vereadora há alguns anos) e é modelo.
Maria Geovana começou no Karatê aos 12 anos. Estudou no Sesi e agora é acadêmica de Direito na Faculdade Raízes. Assim como Ana Luíza, é apaixonada pelo Karatê e lamenta não ter começado antes no esporte. Ambas entendem que nesta caminhada é preciso disciplina e organização. Luiz Eduardo Pereira de Freitas lembra que, em 18 de novembro, participam da Copa Jaraguá. Em 25 de novembro, o Sesi será sede das disputas do Karatê como parte dos Jogos da Primavera. Em abril de 2019 participam da Copa Centro-Oeste.
Lembrando que Ana Luíza e Maria Geovana são filiadas a CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos) e a WUKF (World Union of Karate Federation), federação responsável por sediar o campeonato mundial na Bratislava – Eslováquia, que acontecerá em junho de 2019.