O jovem Maiky Sousa, de 17 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para Goiás no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo. A competição aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro (quarta até domingo), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Na ocasião, ele venceu a modalidade “Kyorugui – Faixas Pretas Masculino – 1º Dan”, na categoria “Júnior até 45kg”.
Mais das lutas goianas:
Goiás fatura 16 medalhas no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, na Bahia
Com um ouro a mais, Wider Santos vence 6ª etapa e mantém soberania no Goiano de Judô
Atleta filiado à Equipe Rioverdense no campeonato, Maiky é o atual 1º colocado do ranking estadual na categoria em que compete. Entretanto, o ouro no torneio nacional foi a primeira conquista nacional da carreira. A medalha, inclusive, estreou o quadro de conquistas da delegação goiana em solo baiano.
“Me abdiquei de muitas coisas pra chegar na final, muito focado nos meus treinamentos, focado no meu objetivo. Deus me honrou, lutei contra grandes atletas e me sinto realizado, para mim foi como uma final de uma olimpíadas. Espero em breve conquistar títulos ainda maiores, pois estou treinando muito para isso”.
Maiky é aluno de um projeto social de taekwondo, promovido pela Diretoria da Juventude de Rio Verde. Em 2022, o time foi campeão estadual geral, de acordo com o Mestre Arnaldo Neto, treinador de Maiky. Ele, inclusive, também foi campeão no torneio, pois conquistou o ouro na modalidade “Kyorugui – Faixas Pretas Masculino – 2º Dan”, na categoria “Master 1; até 87kg”.
Agora, o taekwondo goiano vai ter pela frente o Campeonato Brasileiro de Poomsae. Na ocasião, cerca de 36 atletas representarão o estado. A competição acontece entre os dias 26 e 29 de setembro (de quinta até domingo), em São Paulo. Contudo, a cidade-sede ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).