Na noite de quinta-feira (18), Vila Nova e Santos duelam pela 16ª rodada da Série B. Quem vencer a partida, assume a liderança da competição. Contudo, as duas equipes se enfrentaram apenas três vezes na história, com duas vitórias santistas e uma colorada. O último confronto entre os times aconteceu em 1980.
Mais do Tigrão:
Pela liderança da Série B, Vila Nova e Santos duelam no OBA
Alesson valoriza atuação do Vila Nova contra o Avaí e diz que “a Série B é muito difícil”
Um ponto curioso é que todos os três duelos foram disputados em Goiânia, sendo dois amistosos e apenas um oficial. Em 1974, o Santos de Pelé veio à capital goiana para um jogo amigável com o Vila Nova, e venceu por 2×1 no antigo Estádio Olímpico. Todavia, o Rei do Futebol não marcou.
Quatro anos depois (1978), já sem Pelé, o alvinegro praiano voltou à Goiânia para enfrentar o Tigrão, mas dessa vez, pela Série A. No Serra Dourada, o Peixe venceu a partida por 3×1.
Em seguida, após mais dois anos (1980), os clubes participaram do Torneio Adjair Lima, junto com Goiás e Goiânia. Na final, Santos e Vila se reencontraram novamente no Serra Dourada. Todavia, dessa vez, o colorado venceu por 3×2 e se sagrou campeão.
Atualmente, o colorado ocupa a vice-liderança da Série B, com 27 pontos conquistados. Por outro lado, o alvinegro praiano está justamente na 1ª colocação, e possui um ponto a mais do que os goianos. Quem vencer o confronto às 20h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), assume a ponta da tabela, ao menos, até a próxima rodada.