5.6 C
New York
terça-feira, abril 30, 2024
InícioFutebolVila NovaComandado por ex-Vila, Santa Cruz acumula invencibilidade desde março

Comandado por ex-Vila, Santa Cruz acumula invencibilidade desde março

Em sua 6ª participação na Série C, o Santa Cruz será o próximo adversário do Vila Nova, no próximo sábado (05), às 19h, no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). Em 14 jogos como visitante na atual temporada, a equipe coral conquistou cinco vitórias, seis empates e sofreu três derrotas.

 

O Tricolor Pernambucano não sabe o que é ser derrotado desde o dia 07 de março, quando perdeu o clássico para o Sport, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Desde a retomada do futebol, em 10 partidas, o time possui 5 vitórias e 5 empates, o ataque do Santa Cruz balançou as redes em 11 oportunidades; enquanto a defesa foi vazada cinco vezes.

- Anúncio -

Mais do Tigrão:
Para encerrar jejum de títulos na base, Vila se prepara para torneios sub-17 e sub-20
Vídeo: Mário Henrique elogia trabalho de Bolívar e projeta confronto contra Santa Cruz

Além disso, o elenco coral conta com sete jogadores que passaram pelo futebol goiano: o zagueiro William Alves (defendeu o Atlético-GO nas temporadas de 2017 e 2018), os volantes Tinga (defendeu o Vila Nova em 2019), Bileu (defendeu o Atlético-GO em 2018) e Lucas Gonçalves (revelado pela Aparecidense em 2013), o meia Paulinho (defendeu o Atlético-GO em 2017), o atacante Pipico (jogou no Dragão em 2013) e o atacante Patrick Nonato (revelado pelo Goiás em 2016). Além deles, o treinador Itamar Schulle, que teve uma passagem rápida pelo Tigre na reta final da Série B de 2019.

História

O Santa Cruz Futebol Clube foi fundado em 3 de fevereiro de 1914 por um grupo de 11 jovens, com idades entre 14 e 16 anos, que costumavam jogar futebol no pátio da Igreja de Santa Cruz. Com isso, o nome do time adveio em razão do pátio da Igreja de Santa Cruz, afinal, naquela época não existiam campos, já que o esporte ainda era considerado de elite.

O Tricolor de Pernambuco, como também é conhecido, foi Campeão Brasileiro da Série C em 2013, Campeão da Copa do Nordeste em 2016 e possui 29 títulos estaduais, inclusive, no período entre 1969 e 1983, o Santa Cruz conquistou nove títulos estaduais em quinze disputados.

Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!

O mascote do Santa Cruz é a Cobra Coral que faz parte do clube desde a criação do uniforme tricolor. Seguindo o mesmo ideal de sua fundação: unir as raças e as classes sociais em prol do clube, incluiu o vermelho (encarnado) que representa o elemento indígena. A soma do preto, branco e vermelho no pavilhão do Santa Cruz é a representação das três raças que constituíram a nação brasileira: a negra, a branca e a indígena.

Desempenho em 2020

Até o momento, na temporada, o Santa Cruz disputou 27 partidas – sendo 12 pelo Campeonato Pernambucano, nove pela Copa do Nordeste, duas pela Copa do Brasil e quatro pela Série C -, tendo conquistado 15 vitórias, nove empates e sofrido três derrotas. O ataque balançou as redes adversárias 33 vezes, enquanto a defesa foi vazada em 15 oportunidades.

No Estadual, o Santa Cruz fez uma campanha quase perfeita na primeira fase: em nove jogos foram oito vitórias e um empate. Na semifinal, o Tricolor Pernambucano eliminou o Náutico nos pênaltis. Na grande final, após o empate permanecer no marcador, o título foi decidido nas penalidades máximas e o Salgueiro levou a melhor.

Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!

Na Copa do Nordeste, a equipe coral se classificou para as quartas de final na última rodada, após vencer o River/PI por 1 a 0. Nas quartas de final, o adversário foi o Confiança/SE e após empate sem gols no tempo regulamentar, nas penalidades máximas, o Santa Cruz foi eliminado do torneio.

Na Copa do Brasil, o Santa Cruz eliminou o Operário de Várzea Grande/MT, após empatar sem gols jogando na Arena Pantanal. Na segunda fase da competição, o adversário foi o Atlético Goianiense. No tempo normal, empate em 1 a 1. Nos pênaltis, o Tricolor Pernambucano foi eliminado.

Já na Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Pernambucano lidera o Grupo A com 10 pontos conquistados de 12 possíveis. Em quatro partidas foram três vitórias e um empate. A equipe coral estreou com um empate sem gols diante do Paysandu; e vem embalada por três vitórias consecutivas contra: Treze/PB, Botafogo/PB e Imperatriz/MA.

O time

O Santa Cruz é treinado por Itamar Schulle desde dezembro de 2019, quando saiu do Vila Nova após o rebaixamento da equipe goiana à Série C do Campeonato Brasileiro.

Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

No comando do Tricolor Pernambucano, Itamar Schulle tem um aproveitamento de 66,6%. A equipe coral tem no sistema defensivo seu principal pilar, pois sustenta os demais setores do campo, inclusive o ataque.

Na Série C, o Santa Cruz anotou sete gols sendo três anotados por jogadores do sistema defensivo (Toty, William Alves e Denilson).

Os grande destaques do elenco da Cobra Coral são: o goleiro Maycon Cleiton, os zagueiros Célio Santos e Danny Morais, o volante Paulinho, os meias Chiquinho e Didira; e o atacante Pipico.

Time-base: Maycon Cleiton; Augusto Potiguar, Célio Santos, Danny Morais e Júnior; André, Paulinho e Chiquinho; Didira, Pipico e Victor Rangel.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P