Em 2013, o Goianésia foi a grande surpresa do Campeonato Goiano, contando com jogadores experientes, como Romerito e Nonato. O Azulão do Vale fez uma ótima campanha desde as primeiras rodadas do Estadual e terminou o campeonato na terceira colocação, classificando assim pela primeira vez em sua história para a disputa de torneios nacionais: o Campeonato Brasileiro da Série D de 2013 e a Copa do Brasil de 2014.
O Goianésia ficou no Grupo A5 ao lado do: Mixto/MT, Brasília/DF, Águia Negra/MS e Aparecidense. O Azulão do Vale fez bonito em sua estreia em competições nacionais. Relembre!
O JOGO
Na primeira etapa, o Goianésia pressionou o adversário, perdeu várias oportunidades de gols e o primeiro tempo terminou empatado sem gols. No segundo tempo , o técnico Vladimir Araújo mexeu no time com Moisés que entrou no lugar de Paulo Vítor, o que deu mais movimentação ao time, fazendo com que o Goianésia abrisse o marcador aos nove minutos. Em cobrança de escanteio, Romerito subiu e cabeceou para o fundo das redes.
O Azulão do Vale seguiu pressionando e aos 25 minutos, Romerito ampliou novamente. O artilheiro do Azulão do Vale, Romerito, foi substituído após sofrer contusão e deu lugar a Alekito. Aos 42 minutos, Matheus chutou para o gol e o zagueiro Kleber Goiano marcou contra.
Os visitantes conseguiram diminuir em cobrança de pênalti com Waldir aos 47 minutos. Final de partida: Goianésia 3×1 Águia Negra.