Se a Copa do Brasil já acabou, o Goiás continua reinando no Campeonato Goiano. Neste domingo (24), o Verdão derrotou o Vila Nova por 1 a 0, com gol de Marlone, no Onésio Brasileiro Alvarenga e manteve o 100% de aproveitamento no torneio estadual.
Com 24 pontos, os comandados de Maurício Barbieri lideram com folga. Os vilanovenses, por outro lado, seguem com 14 pontos e caem de segundo para quarto, atrás de Atlético e Goianésia. Colorados e esmeraldinos voltam a campo no sábado (2), ambos às 16h. O Tigrão vai até Catalão encarar o Crac, enquanto o Alviverde recebe o Grêmio Anápolis, na Serrinha.
Veja como foi o confronto lance a lance
Michael aparece de novo
O jogo começou bastante truncado no Onésio Brasileiro Alvarenga. Goiás e Vila Nova fizeram 15 minutos iniciais de muita marcação e, com isso, muitos erros de passe no meio-campo. Os rivais demoraram a engrenar e dar emoção aos torcedores que acompanharam o clássico.
Quem esquentou primeiro foi o Tigre. Alan Mineiro e Wellington Reis armaram boas jogadas, principalmente com o veloz e habilidoso Erick, que fez sua estreia como titular no profissional. O garoto deu muito trabalho à defesa esmeraldina e criou grande chance aos 33 minutos, quando recebeu no contragolpe, deixou o zagueiro na saudade e invadiu a área. Ele poderia bater para o gol, mas preferiu tocar para Rafael Silva, e Léo Sena chegou cortando.
Se o Vila tem Erick, o Verde tem Michael. O destaque do Goianão recebeu na ponta direita aos 38 minutos, cortou Neto Moura e cruzou certeiro na cabeça de Marlone. O camisa 10, que havia tido uma ótima oportunidade cinco minutos antes, subiu muito e testou para as redes, anotando o gol que deu a vantagem aos visitantes na primeira etapa.
Faltou efetividade
Apesar da vantagem no placar, o Goiás não abdicou do ataque no segundo tempo. O time esmeraldino chegou bem com Michael duas vezes nos primeiros 10 minutos. Em uma delas a bola quase chegou aos pés de Brenner, que aguardava livre para marcar. Na outra, o camisa 11 finalizou fraco para a defesa de Rafael Santos.
Depois dos 20 minutos, o Tigrão melhorou em campo e se fez mais presente no campo de ataque. Contudo, faltava criatividade. Embora tivesse a bola e domínio territorial, os donos da casa não conseguiram ser efetivos no ataque e deram trabalho quase zero ao goleiro Sidão.
Por outro lado, o Goiás continuou perigoso nos contragolpes e acertou a trave com Kevin. Michael também dava muito trabalho à defesa colorada. Em uma rápida jogada de contra-ataque, ele finalizou bem para defesa de Rafael Santos. No rebote, Erick cortou e evitou o gol de Brenner.
Na reta final, o Vila passou a abusar dos chuveirinhos, mas a Yago e Rafael Vaz eram soberanos na grande área, apesar dos cruzamentos venenosos de Alan Mineiro. A expulsão de Gastón Filgueira complicou ainda mais a vida colorada e decretou mais uma derrota vilanovense no clássico.
Ficha Técnica
Vila Nova 0 x 1 Goiás – 8ª rodada do Goianão
Data: 24 de fevereiro de 2019
Horário: 17h
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga; Goiânia, GO
Árbitro: Bruno Rezende
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Cristhian Passos
Amarelos: Philipe Maia, Danilo, Wellington Reis, Gastón Filgueira (VNO); Brenner, Michael (GOI)
Vermelho: Gastón Filgueira (VNO)
Gol: Marlone, aos 38’1T (GOI)
Vila Nova: Rafael Santos; Tiago Cametá, Wesley Matos, Philipe Maia e Gastón Filgueira; Wellington Reis, Neto Moura, Danilo (Michel Douglas) e Alan Mineiro; Erick (Capixaba) e Rafael Silva (Elias).
Técnico: Márcio Dias.
Goiás: Sidão; Kevin, Rafael Vaz, Yago e Marcelo Hermes; Geovane, Léo Sena (Gilberto Jr.), Marlone e Renatinho (Marcinho); Michael e Brenner (Jr. Brandão).
Técnico: Maurício Barbieri.