O goiano Lucas Cyborg, de 16 anos, vai disputar entre os dias 3 e 6 de setembro, o SJJIF World Jiu-Jitsu Championship, em Tóquio, no Japão. A competição será realizada no Yoyogi National Stadium Gymnasium, e o atleta viaja no dia 29 de agosto.
Mais paradesporto goiano
Goianas ganham ouro no tênis de mesa
Atleta de Cristalina sobe no ranking do Parabadminton
Lucas nasceu com uma má-formação na perna direita e passou por mais de 15 cirurgias, além de longos períodos de recuperação. Aos 13 anos, optou pela amputação, com apoio da família e acompanhamento de médicos e psicólogos. Depois disso, conheceu o jiu-jitsu e passou a competir no para-jiu-jitsu, na categoria A3, para atletas com amputação acima do joelho.
A preparação para o Mundial é intensa. São sessões diárias de musculação, exercícios de explosão e preparação específica para o jiu-jitsu.
“Minha expectativa está ótima, eu estou treinando bastante. Estou fazendo mais de 15 treinos por semana, três por dia, musculação, treino de explosão, treino específico para o jiu-jitsu na academia, duas aulas de jiu-jitsu por dia. Então é uma preparação muito intensiva.”
Quer saber tudo sobre lutas e outras modalidades? Clique aqui e entre no canal de notícias do EG!
O apelido Cyborg surgiu depois que Lucas começou no jiu-jitsu, em referência ao personagem que teve o corpo reconstruído após um acidente. Agora, aos 16 anos, ele se prepara para levar Goiás ao principal desafio internacional da carreira.
“Eu, com 16 anos, poder representar o que o Brasil representa no mundo afora, poder representar o meu estado de Goiás, é uma sensação de dever cumprido, de estar sempre levando o nome do estado, do nosso Brasil para os campeonatos de maior nível mundial.”
Dessa forma, Lucas fará parte de uma delegação goiana que terá outros atletas no Mundial. Entre os para-atletas, serão seis representantes de Goiás na competição.

