Os últimos treinamentos do Atlético deram ênfase em um fundamento: a bola parada. Muitas vezes decisivas, as jogadas ensaiadas em faltas ou escanteios foram responsáveis pela quase a totalidade dos gols da primeira rodada do Goianão, e despertaram a atenção rubro-negra.
– Trabalhamos em cima da estatística da primeira rodada do Campeonato Goiano. De 90% a 95% dos gols foram de bola parada. Precisamos trabalhar mais esse quesito, pois as equipes estão explorando muito esse fundamento no início da temporada. Trabalhamos bastante, fizemos um treino bem satisfatório. A equipe está bem consciente disso – afirmou o treinador Marcelo Cabo.
A preocupação com esse tipo de jogada não é exclusiva da comissão técnica. O zagueiro Roger Carvalho elogiou a preparação feita pelo elenco. Para o defensor, o fundamento é mortal, e a equipe precisa utilizá-lo tanto defensiva quanto ofensivamente.
– A bola parada está definindo o jogo. Quando vamos pegar esses times que, teoricamente, vão jogar mais fechados, as jogadas de bola alçada tendem a definir o placar. Treinamos insistentemente algumas jogadas. O Marcelo (Cabo) gosta que a gente ataque determinados lugares. Treinamos muito para ver se conseguimos encaixar no jogo – contou Carvalho.
Zaga desfalcada
Quando o assunto é bola parada e, consequentemente, jogo aéreo, o Atlético sentirá falta de um jogador. O zagueiro Ricardo Silva, titular absoluto desde o ano passado, sofreu uma contusão no ligamento colateral medial e ficará parado por cerca de 30 dias.
Entrosado com Ricardo Silva, Roger Carvalho lamenta a lesão do parceiro de zaga. No entanto, o experiente zagueiro acredita que o substituto Bonfim dará conta do recado.
– A gente sente bastante. Não só dentro de campo, mas como fora. É companheiro, um amigo. Nós torcemos para a mais pronta recuperação dele, para que ele possa nos ajudar novamente. O Bonfim já mostrou nos treinamentos que tem muita qualidade. Desde quando chegou, vem fazendo um belo trabalho. A entrada dele só tende a acrescentar e nos ajudar bastante- disse Roger Carvalho.
O Atlético entra em campo nesta quarta-feira, 1, às 16h30, contra o Iporá, no Ferreirão. Depois, o Dragão retorna a Goiânia. No domingo, 5, o Rubro-Negro enfrenta o rival Goiás, no Serra Dourada.